STF suspende depoimento de Wilson Witzel

Decisão do ministro Alexandre de Moraes atende a pedido de adogados

Publicado em 27/12/2020 - 19:13 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes suspendeu o depoimento do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em seu processo de impeachment, que estava previsto para esta segunda-feira (28). A decisão atende a um pedido dos advogados de Witzel. Moraes confirmou que eles devem ter acesso antecipado de pelo menos 5 dias a todo o processo antes do depoimento. 

O governador afastado também só poderá depor depois do ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos, já que ele é o principal delator do esquema de corrupção que Witzel foi acusado de integrar. O processo de impeachment de Witzel já caminha para os trâmites finais após ser aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio.

As testemunhas começaram a ser ouvidas no dia 18 deste mês, e depois que todas forem ouvidas, será a vez do governador afastado falar ao tribunal misto, composto por 5 deputados e por 5 desembargadores do Tribunal de Justiça. Então serão concedidos 10 dias para as alegações finais da acusação e da defesa e o Tribunal vai decidir se Witzel será definitivamente caçado e também se perderá os seus direitos políticos.

O governador foi afastado do cargo em agosto, após uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves. Witzel é acusado de participar de um esquema que cobrava propinas de empresas da área de saúde contratadas pelo governo do Estado. As investigações começaram após escândalos envolvendo os contratos emergenciais para combater a pandemia de coronavírus.

Sobre a decisão de Moraes, Witzel declarou via redes sociais que o acesso a prova é um direito fundamental e que não há julgamento justo sem a garantia da ampla defesa e do contraditório. O governador afastado também disse mais uma vez que não cometeu nenhum crime e que em breve retornará ao exercício legítimo do seu mandato.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo