STF suspende depoimento de Wilson Witzel

Decisão do ministro Alexandre de Moraes atende a pedido de adogados

Publicado em 27/12/2020 - 19:13 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes suspendeu o depoimento do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em seu processo de impeachment, que estava previsto para esta segunda-feira (28). A decisão atende a um pedido dos advogados de Witzel. Moraes confirmou que eles devem ter acesso antecipado de pelo menos 5 dias a todo o processo antes do depoimento. 

O governador afastado também só poderá depor depois do ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos, já que ele é o principal delator do esquema de corrupção que Witzel foi acusado de integrar. O processo de impeachment de Witzel já caminha para os trâmites finais após ser aprovado pela Assembléia Legislativa do Rio.

As testemunhas começaram a ser ouvidas no dia 18 deste mês, e depois que todas forem ouvidas, será a vez do governador afastado falar ao tribunal misto, composto por 5 deputados e por 5 desembargadores do Tribunal de Justiça. Então serão concedidos 10 dias para as alegações finais da acusação e da defesa e o Tribunal vai decidir se Witzel será definitivamente caçado e também se perderá os seus direitos políticos.

O governador foi afastado do cargo em agosto, após uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves. Witzel é acusado de participar de um esquema que cobrava propinas de empresas da área de saúde contratadas pelo governo do Estado. As investigações começaram após escândalos envolvendo os contratos emergenciais para combater a pandemia de coronavírus.

Sobre a decisão de Moraes, Witzel declarou via redes sociais que o acesso a prova é um direito fundamental e que não há julgamento justo sem a garantia da ampla defesa e do contraditório. O governador afastado também disse mais uma vez que não cometeu nenhum crime e que em breve retornará ao exercício legítimo do seu mandato.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Defensoria Pública do RJ recebeu 1.250 denuncias de agressões a presos

De junho de 2019 e agosto de 2020, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro recebeu 1.250 denúncias de pessoas que alegam ter sofrido agressões físicas e psicológicas quando presas.

Baixar arquivo
Geral

Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

Baixar arquivo
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo