Tribunal misto lista testemunhas no processo contra Wilson Witzel

Governador afastado é acusado de direcionamento de licitações

Publicado em 06/12/2020 - 11:47 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O Tribunal Especial Misto que julga o processo contra governador afastado, Wilson Witzel, definiu a lista de 29 testemunhas E os depoimentos que começam dia 17 são os das testemunhas de acusação. Já na parte da defesa, serão 10 testemunhas, entre elas, Helena Witzel, que é esposa do governador afastado. 

O Tribunal Especial Misto também admitiu a produção de provas documentais suplementares pela acusação e pela defesa. Os advogados de Witzel queriam ainda a produção de prova pericial contábil e de engenharia, mas esse pedido foi negado pelo tribunal.

Segundo o  desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Rio e também do Tribunal Misto, "os pagamentos feitos são incontroversos, até porque vindos de provas documentais e a regularidade dos mesmos é questão de mérito, não sendo definida por meio de prova pericial contábil".

O impeachment contra Witzel foi aceito no último dia 5 de novembro por unanimidade pelo tribunal, que é composto por cinco desembargadores e cinco deputados. Nesse mesmo dia foi confirmado o afastamento dele do cargo e ficará assim até o final do processo.

Witzel ainda precisou deixar a residência oficial do Palácio das Laranjeiras e teve o salário reduzido em um terço. O vice-governador Cláudio Castro assumiu, então, interinamente, o cargo.

Wilson Witzel é acusado de envolvimento no direcionamento de licitações e cobrança de propina de fornecedoras do estado. As possíveis irregularidades vieram à tona em maio, com a Operação Placebo, que cumpriu mandado de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo. Em junho, o processo de impeachment foi instaurado na Assembleia Legislativa do Rio 

Nas redes sociais, o governador afastado Wilson Witzel voltou a afirmar que é inocente.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo