Crivella se torna réu em processo que apura QG da propina

Denúncia feita pelo MP do Rio de Janeiro vale para mais 25 acusados

Publicado em 04/02/2021 - 12:45 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, do Republicanos, virou réu no processo que apura o chamado QG da propina, um grande esquema de pagamento de vantagens indevidas, que teria operado em órgãos municipais, ao longo de seu mandato.

A 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado, que se estende também a outros 25 acusados.

Crivella chegou a ser preso em dezembro do ano passado, enquanto ainda estava no cargo, mas recebeu o benefício da prisão domiciliar e permanece detido em casa até hoje, com uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com a denúncia, o esquema foi planejado já durante a campanha de Crivella à prefeitura, quando um empresário ligado ao então candidato começou a oferecer vantagens a outros empresários em troca de propina.

Este operador teria livre acesso à Prefeitura e até mesmo uma sala na RioTur, empresa de turismo municipal, mesmo sem ocupar qualquer cargo público.

Além da coletar de propinas de empresas interessadas em firmar contratos com a Prefeitura, ele também arregimentava empresários que tinham dívidas a negociar.

O esquema, que teria começado pela RioTur, então se espalhou por outros órgãos. O MP afirma que o próprio prefeito recebeu parte das propinas pagas.

A reportagem procurou a defesa do ex-prefeito, que não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. À época de sua prisão, Crivella declarou que estava sendo vítima de perseguição política.

 

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo