Crivella se torna réu em processo que apura QG da propina

Denúncia feita pelo MP do Rio de Janeiro vale para mais 25 acusados

Publicado em 04/02/2021 - 12:45 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, do Republicanos, virou réu no processo que apura o chamado QG da propina, um grande esquema de pagamento de vantagens indevidas, que teria operado em órgãos municipais, ao longo de seu mandato.

A 1ª Vara Criminal Especializada de Combate ao Crime Organizado aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado, que se estende também a outros 25 acusados.

Crivella chegou a ser preso em dezembro do ano passado, enquanto ainda estava no cargo, mas recebeu o benefício da prisão domiciliar e permanece detido em casa até hoje, com uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com a denúncia, o esquema foi planejado já durante a campanha de Crivella à prefeitura, quando um empresário ligado ao então candidato começou a oferecer vantagens a outros empresários em troca de propina.

Este operador teria livre acesso à Prefeitura e até mesmo uma sala na RioTur, empresa de turismo municipal, mesmo sem ocupar qualquer cargo público.

Além da coletar de propinas de empresas interessadas em firmar contratos com a Prefeitura, ele também arregimentava empresários que tinham dívidas a negociar.

O esquema, que teria começado pela RioTur, então se espalhou por outros órgãos. O MP afirma que o próprio prefeito recebeu parte das propinas pagas.

A reportagem procurou a defesa do ex-prefeito, que não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. À época de sua prisão, Crivella declarou que estava sendo vítima de perseguição política.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo