Fux abre Ano Judiciário com promessa de um STF 100% digital

O presidente da Corte disse também que quer ampliar o teletrabalho

Publicado em 01/02/2021 - 16:53 Por Dayana Vítor - Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou as atividades nesta segunda-feira (1º). O presidente da corte, ministro Luiz Fux, comandou a solenidade de abertura dos trabalhos do Ano Judiciário e garantiu que, neste ano, o STF será totalmente digital, seguindo o projeto já existente em mais de 900 cortes pelo país.

Outra possível novidade comentada por Fux é a possibilidade de ampliação do teletrabalho no Supremo e outras instâncias da Justiça brasileira.

Logo na abertura da sessão, o presidente do Supremo pediu um minuto de silêncio em homenagem às mais de 200 mil vítimas da covid-19 no Brasil.

Ele fez um balanço dos trabalhos da corte lembrando da diminuição dos processos no STF. Disse que, em 2016, existiam quase 58 mil itens esperando por julgamento e que, no ano passado, esse número caiu para 27 mil. Também ressaltou que foram julgados 128 recursos extraordinários.

O ministro garantiu que no primeiro semestre deste ano serão privilegiados temas relevantes para a sociedade como a retomada da economia, a proteção das minorias e salvaguardas para cidadãos e imprensa.

Também estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, que, em seus discursos, lembraram da pandemia da covid-19 no país. O representante da OAB homenageou os profissionais da saúde e pediu vacinas para todos os brasileiros.

Já Aras garantiu que o Ministério Público da União está atuando de perto para diminuir, especialmente, os problemas na gestão do aumento de casos da covid-19 no Amazonas.

O presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça, André Mendonça e outras autoridades também estiveram presentes na sessão.

 

Últimas notícias
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo