Justiça aceita denúncia contra enfermeira que simulou vacinar idoso

Ela virou ré por peculato e infração de medida sanitária preventiva

Publicado em terça-feira, 23 Fevereiro, 2021 - 13:03 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público estadual contra a técnica de enfermagem que simulou vacinar um idoso em Niteroi, na região metropolitana. A profissional virou ré pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária preventiva, pelos quais já havia sido também indiciada pela Polícia Civil.

O MP afirmou que a profissional de saúde tinha consciência do que fazia ao fingir aplicar a vacina contra a Covid, e desviou a dose do imunizante em proveito próprio ou alheio.

Em decisão desta segunda-feira, a Juiza Daniela Barboza de Souza negou, no entanto, o pedido de prisão preventiva a técnica de enfermagem e ela responderá em liberdade. A magistrada argumentou que se trata de ré primária, sem maus antecedentes e com endereço fixo, além de não representar risco para a ordem pública.

A profissional terá que seguir no entanto algumas medidas cautelares, como o comparecimento mensal ao juízo e a proibição de se ausentar do estado por mais de 15 dias, sem autorização judicial. Ela também está impedida de exercer função pública em campanhas de vacinação contra a covid-19.

O caso aconteceu no dia 12 deste mês, em um posto de vacinação drive thru no campus da Universidade Federal, e foi denunciado pela família do idoso de 90 anos, que registrou o momento da vacinação em vídeo.

A profissional chegou a espetar a seringa carregada no braço do paciente, mas em seguida a retirou sem pressionar o êmbolo para injetar o imunizante. Diante do episódio, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói demitiu a técnica de enfermagem e o idoso foi vacinado corretamente no mesmo dia.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo