Justiça aceita denúncia contra enfermeira que simulou vacinar idoso

Ela virou ré por peculato e infração de medida sanitária preventiva

Publicado em 23/02/2021 - 13:03 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público estadual contra a técnica de enfermagem que simulou vacinar um idoso em Niteroi, na região metropolitana. A profissional virou ré pelos crimes de peculato e infração de medida sanitária preventiva, pelos quais já havia sido também indiciada pela Polícia Civil.

O MP afirmou que a profissional de saúde tinha consciência do que fazia ao fingir aplicar a vacina contra a Covid, e desviou a dose do imunizante em proveito próprio ou alheio.

Em decisão desta segunda-feira, a Juiza Daniela Barboza de Souza negou, no entanto, o pedido de prisão preventiva a técnica de enfermagem e ela responderá em liberdade. A magistrada argumentou que se trata de ré primária, sem maus antecedentes e com endereço fixo, além de não representar risco para a ordem pública.

A profissional terá que seguir no entanto algumas medidas cautelares, como o comparecimento mensal ao juízo e a proibição de se ausentar do estado por mais de 15 dias, sem autorização judicial. Ela também está impedida de exercer função pública em campanhas de vacinação contra a covid-19.

O caso aconteceu no dia 12 deste mês, em um posto de vacinação drive thru no campus da Universidade Federal, e foi denunciado pela família do idoso de 90 anos, que registrou o momento da vacinação em vídeo.

A profissional chegou a espetar a seringa carregada no braço do paciente, mas em seguida a retirou sem pressionar o êmbolo para injetar o imunizante. Diante do episódio, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói demitiu a técnica de enfermagem e o idoso foi vacinado corretamente no mesmo dia.

 

Últimas notícias
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo