Ministério Público pede afastamento do prefeito de Manaus

Denúncia é de participação no esquema que furou fila de vacina

Publicado em terça-feira, 23 Fevereiro, 2021 - 12:20 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público do Amazonas pediu o afastamento do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária de saúde do município, Shádia Fraxe. Eles são suspeitos, ao lado de outras 10 pessoas, de terem participado do esquema dos fura-filas da vacina, contratando pessoas irregularmente e burlando as prioridades estabelecidas na campanha de vacinação contra covid-19 na capital amazonense.

As investigações começaram quando foram noticiadas informações de que vários profissionais que não trabalhavam na linha de frente do combate a covid-19 foram imunizados antes de intensivistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham em UTIs e ambientes de contato direto com os infectados pelo coronavírus.

O MP afirma que duas médicas foram contratadas com salários maiores do que os normais praticados para a função, de maneira irregular pois foram contratadas não para o cargo de "médicas", e sim para o de "gerente de projeto", apenas para receberem as doses do imunizante. Quem explica é a promotora de Justiça Lílian Nara de Almeida.

O Ministério Público também aponta outros oito médicos que teriam sido contratados da mesma maneira, para serem vacinados com antecedência.

Segundo o MP, a fila da vacinação foi burlada num momento em que havia doses para apenas 34% dos trabalhadores e deveriam ser priorizados aqueles que trabalhassem na linha de frente.

Além do afastamento dos gestores públicos, o MP pede o pagamento de multa aos réus, que pode chegar a R$180 mil.

A prefeitura de Manaus respondeu em nota que todos os atos foram realizados de forma correta e sem ilegalidade, e que eventuais desacertos serão esclarecidos na forma da lei e com total transparência. Disse ainda que o prefeito David Almeida instituiu a Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização da Prefeitura de Manaus, para realizar, entre outros trabalhos, o levantamento de comportamentos inadequados de servidores.

 

 


Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Seis equipes deram início à Copa do Nordeste 2021

O Palmeiras venceu o Grêmio, por um a zero, o primeiro jogo válido pela final da Copa do Brasil, mesmo estando com um jogador a menos. No próximo domingo (7), a equipe gaúcha terá que vencer, por pelo menos, dois gols de diferença. Já a equipe paulista jogará por um empate.

Baixar arquivo
Saúde

Rio avança na vacinação de grupos prioritarios

Nesta etapa serão vacinados os idosos de 79 anos. A prefeitura informou ainda que vai anunciar a continuidade do calendário, assim que houver a confirmação da distribuição de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Março Amarelo chama a atenção para os cuidados com a endometriose

Quase sete milhões de brasileiras têm diagnóstico de endometriose. A doença é crônica, mas tem tratamento. 

O mês de março é dedicado a alertar para os cuidados com a doença que pode causar fortes dores e até a infertilidade. 

Baixar arquivo
Política

Compra de vacinas contra covid-19 deve ser analisada no Congresso

Além dessas propostas,  expectativa também da Câmara para a escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e ainda os andamentos dos processos no Conselho de ética.

Baixar arquivo
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial das Doenças Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo