Ministério Público pede afastamento do prefeito de Manaus

Denúncia é de participação no esquema que furou fila de vacina

Publicado em 23/02/2021 - 12:20 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público do Amazonas pediu o afastamento do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária de saúde do município, Shádia Fraxe. Eles são suspeitos, ao lado de outras 10 pessoas, de terem participado do esquema dos fura-filas da vacina, contratando pessoas irregularmente e burlando as prioridades estabelecidas na campanha de vacinação contra covid-19 na capital amazonense.

As investigações começaram quando foram noticiadas informações de que vários profissionais que não trabalhavam na linha de frente do combate a covid-19 foram imunizados antes de intensivistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham em UTIs e ambientes de contato direto com os infectados pelo coronavírus.

O MP afirma que duas médicas foram contratadas com salários maiores do que os normais praticados para a função, de maneira irregular pois foram contratadas não para o cargo de "médicas", e sim para o de "gerente de projeto", apenas para receberem as doses do imunizante. Quem explica é a promotora de Justiça Lílian Nara de Almeida.

O Ministério Público também aponta outros oito médicos que teriam sido contratados da mesma maneira, para serem vacinados com antecedência.

Segundo o MP, a fila da vacinação foi burlada num momento em que havia doses para apenas 34% dos trabalhadores e deveriam ser priorizados aqueles que trabalhassem na linha de frente.

Além do afastamento dos gestores públicos, o MP pede o pagamento de multa aos réus, que pode chegar a R$180 mil.

A prefeitura de Manaus respondeu em nota que todos os atos foram realizados de forma correta e sem ilegalidade, e que eventuais desacertos serão esclarecidos na forma da lei e com total transparência. Disse ainda que o prefeito David Almeida instituiu a Comissão de Apuração e Fiscalização do Plano de Imunização da Prefeitura de Manaus, para realizar, entre outros trabalhos, o levantamento de comportamentos inadequados de servidores.

 

 


Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo