Protesto de torcedores marca dia de tragédia no Ninho do Urubu, no Rio

Pedido é que Flamengo nunca mais jogue no dia 8 de fevereiro

Publicado em 08/02/2021 - 13:09 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A entrada do Centro de Treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, na zona oeste do Rio, amanheceu nesta segunda-feira com estrelas douradas pintadas no chão. Em número de 10, cada uma delas lembrou os adolescentes que morreram vítimas do incêndio há dois anos.

O protesto-homenagem foi feito pelo coletivo de torcedores Gazela Negra, que levantou também uma faixa com uma reivindicação: que o clube nunca mais jogue no dia 8 de fevereiro, data para lembrar que uma tragédia como essa não pode se repetir.

Os jovens Athila Paixão; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas; Bernardo Pisetta; Christian Esmério; Gedson Santos; Jorge Eduardo Santos; Pablo Henrique da Silva Matos; Rykelmo de Souza Vianna; Samuel Thomas Rosa e Vitor Isaías, com idades entre 14 e 16 anos, eram das categorias de base do clube e estavam alojados em conteiners, no Centro de Treinamento George Helal.

Eles não conseguiram escapar do fogo que atingiu a estrutura, na noite de 8 de fevereiro de 2019. Outros três adolescentes ficaram feridos no incêndio. Um dos integrantes do Gazela Negra, Rodrigo Baptista, explicou que o grupo reúne torcedores negros de todo o país e que a morte dos adolescentes, a maioria negros, tem que servir de alerta para todos os clubes de futebol.

No ultimo dia 19 de janeiro, a Justiça do Rio recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra 11 acusados da tragédia, entre dirigentes do Flamengo e representantes de empresas que prestaram serviço para o clube. Todos vão responder pelo crime de incêndio culposo qualificado.

A defensoria pública e o MP também tentam na justiça que o clube pague danos morais coletivos e uma pensão mensal de R$10 mil para as famílias dos jogadores. O Flamengo  recorreu.

A defensora Patrícia Cardoso, coordenadora cívil da Defensoria, afirma que falta transparência nesses acordos firmados pelo Clube com as famílias dos jogadores e lamenta a resistência e falta de sensibilidade do Flamengo.

Por meio da assessoria de imprensa, o Flamengo informou que já fechou acordos com quase todas as famílias dos jovens que morreram no incêndio. Uma família e a mãe de um dos adolescentes ainda não aceitaram a indenização proposta. O clube ressaltou que os valores e os termos dos acordos são sigilosos e espera fechar todas as indenizações o mais rápido possível.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo