Desembargadores do TRT-RJ são denunciados por esquema de propinas

Publicado em 02/03/2021 - 19:45 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça. Eles foram presos durante operação que apura envolvimento em esquema de corrupção que desviou recursos da saúde no estado, e arrecadou propina junto a empresas de ônibus e pessoas ligadas ao governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

As medidas cautelares foram determinadas pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre os denunciados, além de Witzel, estão Pastor Everaldo e advogados que se beneficiavam do esquema, que teria desviado mais de R$ 750 mil para uma organização social.
De acordo com o MPF, está sendo investigado o pagamento de propina aos magistrados do TRT que, em contrapartida, teriam beneficiado integrantes do esquema criminoso. Os procuradores sustentam que há provas apontando para a prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Em nota, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, onde os desembargadores acusados eram lotados, afirmou que está à disposição das autoridades para auxiliar nas investigações que levem ao total esclarecimento dos fatos.

Wilson Witzel virou réu por corrupção e lavagem de dinheiro em decisão proferida pelo STJ no mês passado. Ele havia sido afastado do cargo em agosto, por ordem do ministro Benedito Gonçalves, durante a Operação Tris in Idem - deflagrada pela Polícia Federal para investigar desvios de recursos da área de saúde.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo