STF decide pela reserva mínima para filmes nacionais nos cinemas

A chamada Cota de Tela foi criada há 20 anos

Publicado em 18/03/2021 - 14:40 Por Maíra Heinen - Brasília

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram que a reserva mínima de dias para exibição de filmes nacionais nas salas de cinema é constitucional e deve ser mantida.

A chamada Cota de Tela foi criada em 2001 por meio de uma Medida Provisória. A validade dessa norma foi questionada no STF pelo Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Rio Grande do Sul. O sindicato alegou falta de isonomia por não haver a mesma determinação de cotas para outros segmentos culturais.

E nessa quarta-feira (16), a maioria dos ministros seguiu o relator Dias Tóffoli, que entendeu que a medida tem caráter social e econômico, pois impulsiona a indústria nacional, gera empregos, protege obras brasileiras e amplia o acesso da população à cultura nacional.

Josiane Osório, produtora e curadora de festivais de cinema, entre eles o Globo Filmes e o festival de Cinema Fantástico de Brasília, destaca a importância cultural da decisão. Para ela, além das questões econômicas, a Cota de Tela permite ao público maior acesso aos produtos nacionais.

A Medida Provisória da Cota de Tela estabelece que o número de dias de exibição de filmes brasileiros deve ser fixado, todos os anos, por meio de um decreto. Quem descumprir pode pagar multa de 5% da receita bruta diária sobre os valores arrecadados com a venda de ingressos.

Ainda no campo da cultura, os ministros do STF também julgaram constitucional a regra que determina que 5% dos programas em emissoras de rádios sejam produzidos no município para o qual foram concedidos os serviços de radiodifusão.

Para o relator da matéria, ministro Luiz Fux, essa reserva de tempo representa o exercício do direito coletivo de acesso à cultura nacional.

 

 

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo