STF retoma julgamento sobre negociação em caso de demissão em massa

Publicado em 19/05/2021 - 20:04 Por Gésio Passos, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O plenário do Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento do recurso contra a decisão do Tribunal Superior do Trabalho, o TST, que garantia a necessidade de negociação coletiva entre empregadores e sindicatos em caso de demissão em massa.

O recurso é da Embraer, que após a demissão em massa de mais de 4 mil empregados em 2009, contestou decisão do TST, da necessidade dessa negociação com sindicatos. O advogado da empresa, Carlos Vinicius Amorim, defendeu que não há previsão legal para essa decisão do tribunal.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos contestou o recurso da empresa e defendeu que a decisão do TST é fundamental nesse período de grande desemprego que passa o país. O advogado do Sindicato, Aristeu César Pinto Neto, afirma que essa é uma conquista civilizatória.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, também defendeu a necessidade de acordo com os trabalhadores prevista em princípios da Constituição e em tratados internacionais que o Brasil aderiu.

O ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo, acatou o recurso da empresa contra a decisão do TST. Ele entendeu que a reforma trabalhista e a constituição permitem a demissão coletiva sem negociação com os sindicatos.

Os ministros Nunes Marques e Alexandre de Morais também acompanharam o voto do relator. O ministro Edson Fachin contestou a posição do relator, e votou pela manutenção da decisão do TST, pela negociação coletiva em caso de demissões em massa. O julgamento será retomado nesta quinta feira.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo