STF proíbe manutenção de empregos de aposentados em estatais após 2019

O vínculo deixa de existir para os que se aposentaram depois de 2019

Publicado em 17/06/2021 - 20:45 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Decisão do STF proíbe a manutenção de empregos de funcionários aposentados depois de 2019 nas estatais.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que o vínculo empregatício de funcionários de empresas estatais deixa de existir para todos os que se aposentaram depois da reforma da previdência de 2019.

O julgamento do Recurso Extraordinário apresentado em 2011 aconteceu nessa terça-feira. A ação questionava determinação da Justiça Federal, de reintegrar funcionários aposentados demitidos pelos Correios.

Apesar de tratar de uma ação aberta há mais de oito ano antes da reforma da previdência, a tese proposta pelo ministro Dias Toffoli determinou a manutenção do vínculo de quem se aposentou antes da reforma e a extinção para os que se aposentaram depois.

Para o advogado trabalhista Alexandre Lindoso a decisão vai contra outra posição do próprio Supremo de 2008, que tratava a extinção do vínculo como inconstitucional. Para ele, o STF avançou o sinal ao decidir sem debater o assunto.

A decisão do plenário também tirou da  justiça trabalhista a competência da discussão sobre a demissão de empregados públicos, regidos pela CLT, e transferiu o tema para a justiça comum. Na avaliação de Lindoso, o esvaziamento da justiça do trabalho tem se mostrado uma tendência dentro do Supremo desde a aprovação da reforma trabalhista.

Já para o secretário geral da Fentec, a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, José Rivaldo da Silva, a decisão também prejudica o serviço prestado pela estatal.

Apesar da ação tratar de funcionários dos Correios, a decisão tem caráter de repercussão geral, ou seja, vai servir de parâmetro para outros casos de outras estatais. Segundo o STF, o tribunal tem mais de 1700 casos semelhantes a espera de julgamento.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Chuvas deixam ao menos cinco povoados isolados em Roraima

Defesa Civil do Estado considera imprevisto o volume de chuvas para o período. Estragos atingem cerca de 3 mil pessoas em nove cidades. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

O Ministro da Saúde esteve na Comunidade da Maré, no RJ, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas da cidade.

Baixar arquivo
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo
Segurança

Ministério da Justiça prorroga intervenção penitenciária em Roraima

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública prorrogou, nesta terça-feira, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado de Roraima. Esta é a 12º vez que a operação é prorrogada.

Baixar arquivo