STF proíbe manutenção de empregos de aposentados em estatais após 2019

O vínculo deixa de existir para os que se aposentaram depois de 2019

Publicado em 17/06/2021 - 20:45 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Decisão do STF proíbe a manutenção de empregos de funcionários aposentados depois de 2019 nas estatais.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que o vínculo empregatício de funcionários de empresas estatais deixa de existir para todos os que se aposentaram depois da reforma da previdência de 2019.

O julgamento do Recurso Extraordinário apresentado em 2011 aconteceu nessa terça-feira. A ação questionava determinação da Justiça Federal, de reintegrar funcionários aposentados demitidos pelos Correios.

Apesar de tratar de uma ação aberta há mais de oito ano antes da reforma da previdência, a tese proposta pelo ministro Dias Toffoli determinou a manutenção do vínculo de quem se aposentou antes da reforma e a extinção para os que se aposentaram depois.

Para o advogado trabalhista Alexandre Lindoso a decisão vai contra outra posição do próprio Supremo de 2008, que tratava a extinção do vínculo como inconstitucional. Para ele, o STF avançou o sinal ao decidir sem debater o assunto.

A decisão do plenário também tirou da  justiça trabalhista a competência da discussão sobre a demissão de empregados públicos, regidos pela CLT, e transferiu o tema para a justiça comum. Na avaliação de Lindoso, o esvaziamento da justiça do trabalho tem se mostrado uma tendência dentro do Supremo desde a aprovação da reforma trabalhista.

Já para o secretário geral da Fentec, a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, José Rivaldo da Silva, a decisão também prejudica o serviço prestado pela estatal.

Apesar da ação tratar de funcionários dos Correios, a decisão tem caráter de repercussão geral, ou seja, vai servir de parâmetro para outros casos de outras estatais. Segundo o STF, o tribunal tem mais de 1700 casos semelhantes a espera de julgamento.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo