PGR abre inquerito para investigar Jair Bolsonaro no caso Covaxin

Publicado em 02/07/2021 - 15:26 Por Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após denúncias de irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin a PGR, Procuradoria Geral da República, informou ao STF, Supremo Tribunal Federal, a abertura de inquérito, para investigar o Presidente Jair Bolsonaro. Ação quer apurar suposta prevaricação, que é quando um agente público deixa de tomar alguma decisão legal por algum motivo, ou algum interesse pessoal.

A Procuradoria chegou a pedir que as investigações começassem somente após o fim da CPI da Pandemia, que ocorre no Senado. Mas a ministra do Supremo, Rosa Weber, alegou que a apuração da CPI não prejudicaria a apuração das denúncias feitas por três senadores à corte. Com isso, a PGR pediu ao Supremo a abertura do inquérito.

O deputado federal, Luis Miranda, do DEM, alega que - junto com o irmão e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda - avisou ao Presidente Jair Bolsonaro, sobre supostas irregularidades na compra de vacinas indianas, Covaxin. Segundo o parlamentar, a reunião com o presidente foi em março deste ano e, como a compra não foi suspensa e não houve apuração da denúncia, o presidente passa a ser investigado por suposta prevaricação. Três dias após a reunião do deputado com o presidente, Eduardo Pazuello era exonerado do cargo de ministro da Saúde. O contrato de compras da Covaxin foi suspenso pelo Ministério da Saúde, somente na última terça-feira, três meses após a denúncia de suspeita do deputado.

No pedido de investigação ao Supremo, o Vice-procurador da República, Humberto Jacques de Medeiros, pede que a Polícia Federal investigue as denúncias contra Bolsonaro, ouvindo diversos órgãos, testemunhas e verifique se houve dolo, ou seja, intenção de satisfazer interesse pessoal, por parte do Presidente.

A Secretaria de Comunicação disse que não se manifesta sobre a atuação de outros poderes ou órgãos que não sejam do executivo.

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação oferece 20 tipos de vacinas

Um dos principais focos é a poliomielite. Casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos. A cobertura vacinal no Brasil tem diminuído e está em 67% atualmente.

Baixar arquivo
Segurança

Operação no Ceará mira esquema de seguro-desemprego indevido

Segundo a Polícia Federal, demissões eram simuladas, e documentos falsos eram apresentados para recebimento indevido do benefício. Uma mulher foi presa.

Baixar arquivo
Geral

Caminhão pega fogo e provoca congestionamento na Dutra

Corpo de Bombeiros informou que não houve vítimas e não confirmou o motivo do incêndio da carreta que estava lotada de carne bobina.

Baixar arquivo
Política

Número de eleitores com alguma deficiência é 35% maior do que em 2018

Segundo o TSE, quase um milhão e trezentos mil eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.

Baixar arquivo
Política

Mulheres são 53% do eleitorado apto a votar em outubro

O desafio é aumentar a representatividade feminina entre os eleitos. Em 2018, apenas uma governadora foi escolhida, e no Congresso Nacional as mulheres também são minoria.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: rádio e poesia

A poesia esteve presente como conteúdo em diversas emissoras de rádio no Brasil. Parte integrante dos programas e apresentações culturais dos salões ilustres, recitar poesias era uma atração, assim como os números musicais.

Baixar arquivo