PGR abre inquerito para investigar Jair Bolsonaro no caso Covaxin

Publicado em 02/07/2021 - 15:26 Por Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após denúncias de irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin a PGR, Procuradoria Geral da República, informou ao STF, Supremo Tribunal Federal, a abertura de inquérito, para investigar o Presidente Jair Bolsonaro. Ação quer apurar suposta prevaricação, que é quando um agente público deixa de tomar alguma decisão legal por algum motivo, ou algum interesse pessoal.

A Procuradoria chegou a pedir que as investigações começassem somente após o fim da CPI da Pandemia, que ocorre no Senado. Mas a ministra do Supremo, Rosa Weber, alegou que a apuração da CPI não prejudicaria a apuração das denúncias feitas por três senadores à corte. Com isso, a PGR pediu ao Supremo a abertura do inquérito.

O deputado federal, Luis Miranda, do DEM, alega que - junto com o irmão e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda - avisou ao Presidente Jair Bolsonaro, sobre supostas irregularidades na compra de vacinas indianas, Covaxin. Segundo o parlamentar, a reunião com o presidente foi em março deste ano e, como a compra não foi suspensa e não houve apuração da denúncia, o presidente passa a ser investigado por suposta prevaricação. Três dias após a reunião do deputado com o presidente, Eduardo Pazuello era exonerado do cargo de ministro da Saúde. O contrato de compras da Covaxin foi suspenso pelo Ministério da Saúde, somente na última terça-feira, três meses após a denúncia de suspeita do deputado.

No pedido de investigação ao Supremo, o Vice-procurador da República, Humberto Jacques de Medeiros, pede que a Polícia Federal investigue as denúncias contra Bolsonaro, ouvindo diversos órgãos, testemunhas e verifique se houve dolo, ou seja, intenção de satisfazer interesse pessoal, por parte do Presidente.

A Secretaria de Comunicação disse que não se manifesta sobre a atuação de outros poderes ou órgãos que não sejam do executivo.

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo