Senado aprova recondução de Augusto Aras à PGR

Publicado em 25/08/2021 - 08:58 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Por 55 votos a 10 e 1 abstenção, o plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira a indicação de Augusto Aras para mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República.

Antes, a recondução de Aras ao cargo já tinha sido aprovada da Comissão de Constituição e Justiça, por 21 votos a 6, após seis horas de sabatina.

Em seu depoimento, Augusto Aras ressaltou a participação do Ministério Público Federal durante a pandemia na fiscalização das políticas públicas de saúde e dos recursos.

No âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público, Augusto Aras apontou ações ambientais de grande impacto realizadas pela Procuradoria, no valor de mais de R$ 30 bilhões, destacando os reparos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho e os casos de litígio da barragem em Mariana, ambas em Minas Gerais. E apontou ainda o lançamento de um programa de respeito à diversidade.

O procurador-geral da República ressaltou a quantidade de operações realizadas durante a sua gestão.

No enfrentamento à criminalidade, Augusto Aras citou que as forças-tarefas tinham deficiências e alto custo com diárias, sem um modelo que ele considera sustentável. Ele destacou a implementação de Gaecos, os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, agora presentes em 15 estados.

Aras ressaltou ainda sua atuação comprometida com a Constituição e com o diálogo entre os poderes.

Para ser reconduzido ao cargo, Aras precisava dos votos favoráveis de pelo menos 41 dos 81 senadores. 

*Com colaboração de Leandro Martins

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo