Senado aprova recondução de Augusto Aras à PGR

Publicado em 25/08/2021 - 08:58 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Por 55 votos a 10 e 1 abstenção, o plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira a indicação de Augusto Aras para mais dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República.

Antes, a recondução de Aras ao cargo já tinha sido aprovada da Comissão de Constituição e Justiça, por 21 votos a 6, após seis horas de sabatina.

Em seu depoimento, Augusto Aras ressaltou a participação do Ministério Público Federal durante a pandemia na fiscalização das políticas públicas de saúde e dos recursos.

No âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público, Augusto Aras apontou ações ambientais de grande impacto realizadas pela Procuradoria, no valor de mais de R$ 30 bilhões, destacando os reparos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho e os casos de litígio da barragem em Mariana, ambas em Minas Gerais. E apontou ainda o lançamento de um programa de respeito à diversidade.

O procurador-geral da República ressaltou a quantidade de operações realizadas durante a sua gestão.

No enfrentamento à criminalidade, Augusto Aras citou que as forças-tarefas tinham deficiências e alto custo com diárias, sem um modelo que ele considera sustentável. Ele destacou a implementação de Gaecos, os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, agora presentes em 15 estados.

Aras ressaltou ainda sua atuação comprometida com a Constituição e com o diálogo entre os poderes.

Para ser reconduzido ao cargo, Aras precisava dos votos favoráveis de pelo menos 41 dos 81 senadores. 

*Com colaboração de Leandro Martins

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo