STF anula lei de Roraima que liberava uso do mercúrio no garimpo

Publicado em 16/09/2021 - 19:12 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal anulou a lei estadual de Roraima que liberava o uso de mercúrio no garimpo. A substância é considerada danosa ao meio ambiente e aos humanos, e costuma ser usada no garimpo ilegal para auxiliar na extração do ouro.

A lei sancionada em fevereiro deste ano pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, do Progressistas, chegou a ser suspensa por medida cautelar do ministro do STF Alexandre de Moraes. A ação foi movida pelo partido Rede Sustentabilidade e apoiada por 39 organizações, entre elas, o Conselho Indígena de Roraima.

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a lei é inconstitucional porque legislar sobre a mineração é uma competência exclusiva da União. Além disso, o ministro considerou que a lei viola o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado enquanto bem de uso comum e que deve ser preservado especialmente em relação às gerações futuras. Todos os ministros do STF seguiram o voto do relator.

O advogado da Instituto Social Ambiental, Luiz Henrique Pecora, que atua em Roraima, conta que o uso do mercúrio é bastante disseminado no garimpo ilegal.

Dois estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, realizados em populações indígenas Yanomâmis em Roraima e no Amazonas nos anos de 2016 e 2019 registraram níveis de mercúrio acima do considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde na maioria das pessoas, chegando a alcançar mais de 90% dos indígenas examinados em algumas comunidades.

Já o governo de Roraima alegou que o uso do mercúrio estaria limitado a situações específicas da coleta do ouro. E que a lei é fundamental para regularizar a atividade garimpeira com objetivo de trazê-la para legalidade, ajudando inclusive na fiscalização.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade 2021: inscritos devem responder a questionário obrigatório

Os alunos tem até o dia 13 de novembro para enviar as respostas. A finalização desse processo é um pré-requisito para a prova que será realizada no dia 14 de novembro.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: vírus respiratórios ressurgem em crianças e acendem alerta

Assim como a covid-19, esses vírus também têm gerado quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave, complicação respiratória associada ao agravamento de alguma infecção viral. 

Baixar arquivo
Segurança

Esconderijo do miliciano Adriano da Nóbrega é demolido no Rio

Acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), o Capitão Adriano, como era conhecido, representava o alto comando da organização miliciana “Escritório do Crime” e foi morto em 2020, numa operação comandada pela PM da Bahia.

Baixar arquivo
Segurança

Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária atua em Roraima até novembro

A Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária permanece em Roraima até o dia 30 de novembro. Os agentes participantes da ação são ligados à União, atuam em âmbito nacional e estão no estado desde 2018.

Baixar arquivo
Política

Votação da PEC dos Precatórios será presencial na próxima quarta-feira

A informação é do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros pelo twitter. Ele escreveu que a votação será feita presencialmente e que parlamentares foram mobilizados para garantir o quórum necessário.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de Multivacinação termina nesta sexta-feira em todo Brasil

A campanha quer atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos com imunização contra HPV, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba em todo o Brasil.

Baixar arquivo