Usuário agora pode reclamar do Instagram e Facebook no Consumidor.gov

Publicado em 08/09/2021 - 21:20 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir de agora, consumidores podem registrar reclamações sobre o Facebook e o Instagram no site consumidor.gov.br. A plataforma é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solucionar conflitos de compras realizadas pela internet.

Para combater fraudes eletrônicas e anúncios que colocam em risco dados pessoais e bancários dos consumidores brasileiros, a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, editou portaria em abril deste ano determinando que todas as plataformas digitais e marketplaces que realizem promoção, oferta, venda ou intermediação de produtos devem se cadastrar na plataforma. 

Agora, com a entrada de redes sociais, que ganharam espaço como comércio eletrônico, a medida busca dar mais celeridade para resolução de conflitos e evitar que o problema vá parar na justiça, como explica Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. Segundo ela, agora o consumidor terá uma forma mais rápida para resolver os problemas porque a plataforma do governo coloca o usuário direto com as plataformas, como Facebook e Instagram, para evitar a judicialização dos casos.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne reclamações de mais dos mais de 600 Procons de todo o país, de janeiro a julho deste ano houve um crescimento de 295% das reclamações ao grupo Facebook em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Entre as reclamações estão o compartilhamento não autorizado de dados, cobrança por serviços e produtos não solicitados e queixas sobre os novos Termos de Uso e Privacidade do Instagram. 

Para a Secretaria Nacional do Consumidor, a medida também traz benefícios para as empresas, por ser uma alternativa simples, rápida e econômica. 

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Covid-19: estado de emergência termina oficialmente neste domingo

A situação de emergência começou em fevereiro de 2020, antes que o surto de covid se transformasse em pandemia

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

O paciente tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha

Baixar arquivo
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo