CVC e Submarino serão investigados sobre novas regras de viagens

Publicado em 27/10/2021 - 19:59 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de Covid-19 provocou restrições no transporte aéreo e na rede hoteleira, como forma de diminuir a taxa de transmissão do novo coronavírus. Por isso, em 2020 e neste ano, foram sancionadas leis que alteraram as regras para reembolso, crédito e remarcação de passagens aéreas, hospedagens e pacotes turísticos durante a pandemia.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu investigações preliminares para garantir que as novas regras estão sendo cumpridas. A pasta solicitou às empresas CVC e Submarino Viagens que informem a Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, sobre os procedimentos que estão sendo tomados para a remarcação e cancelamento de voos e pacotes de viagens durante a pandemia.

O coordenador de Estudos e Monitoramento de Mercado da Senacon, Frederico Moesch, destacou que o número de reclamações de consumidores relacionadas ao setor de viagens e turismo cresceu mais de 400% no ano passado. 

Em abril deste ano, a Senacon já havia notificado as companhias aéreas Gol, Azul e Latam pelos mesmos motivos, e solicitou informações sobre pedidos de remarcação e restituição de passagens aéreas. Segundo Frederico Moesch, se as investigações identificarem que as empresas estão descumprindo as novas regras, elas poderão responder a processos administrativos movidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Por nota, a CVC Corp, empresa que administra as operadoras CVC e Submarino Viagens, disse que está à disposição das autoridades para fornecer as informações necessárias sobre o assunto.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Copom sobe taxa básica de juros para 9,25% ao ano

Esse é o maior patamar da Selic em 4 anos e o sétimo aumento seguido da taxa em 2021

Baixar arquivo
Geral

Bretas é declarado incompetente em ações da Operação Fatura Exposta

A decisão, da Segunda Turma do STF, foi proferida no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do empresário do ramo de saúde Miguel Iskin, um dos condenados

Baixar arquivo
Saúde

Rio retoma vacinação contra gripe nesta sexta-feira

A vacinação ficou suspensa por uma semana por causa da falta do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa revela condições de vida e renda dos refugiados venezuelanos

Uma pesquisa feita por agências da ONU apontou dados importantes sobre as condições de vida e renda dos refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados ao Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians é tricampeão paulista feminino

Com a presença de mais de 30 mil torcedores, as corinthianas fecharam o ano com a tríplice coroa, uma vez que conquistaram também as taças do Brasileiro e da Libertadores.

Baixar arquivo
Geral

Migração para os EUA esvazia cidade mineira de Alpercata

Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus, especialmente a baixa oferta de empregos, foram os principais motivos para o aumento da migração.

Baixar arquivo