Senadores entregam relatório da CPI da Pandemia ao PGR Augusto Aras

Publicado em 27/10/2021 - 16:39 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Senadores membros da CPI da Pandemia apresentaram nesta quarta-feira o relatório final da comissão ao Procurador Geral da República, Augusto Aras. Na sequência, tiveram uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Após os encontros, o senador Randolfe Rodrigues disse que será a própria CPI que fará o fatiamento de competências para investigação dos indiciados entre as instâncias da Justiça.

A parte de responsabilidade da PGR, caso do presidente Jair Bolsonaro, ministros e parlamentares federais, será entregue ainda nesta quarta-feira. A senadora Simone Tebet disse que a resposta de Aras foi firme na reunião.

O Procurador Augusto Aras disse que o trabalho da CPI já permitiu o início de investigações e ações penais contra autoridades estaduais e municipais e deve ajudar, agora, nas instâncias superiores.

Sobre a reunião com Alexandre de Moraes, Randolfe Rodrigues disse que o ministro informou que a medida cautelar aprovada na última sessão da CPI contra o presidente Bolsonaro já está na mesa para despacho. A Comissão pede a retratação e a suspensão de acesso do presidente às redes sociais, depois que ele relacionou a vacina contra covid-19 à transmissão do vírus da aids durante uma live.

Os senadores aguardam a criação da frente parlamentar do Observatório da Pandemia no Senado, para acompanhar o desenrolar das ações que vierem a ser instauradas a partir do relatório da CPI. A medida deverá passar por votação no plenário da casa.

O texto do senador Renan Calheiros pediu o indiciamento de 78 pessoas e 2 empresas por crimes cometidos durante a pandemia.

 

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo
Economia

Produção de veículos em novembro cresce 15% em relação a outubro

No mês de novembro, foram produzidos 206 mil veículos - uma alta de 15% em relação ao mês anterior - mas número representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo