Justiça nega a Witzel pedido para voltar ao cargo de governador do Rio
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou pedido feito pelo ex-governador Wilson Witzel para suspender a condenação imposta pelo Tribunal Especial Misto que o afastou do comando do executivo fluminense. Relator do pedido de liminar no TJ, o desembargador Luiz Felipe Francisco também não aceitou a solicitação de Witzel para retornar ao cargo de governador.
O magistrado nem chegou a analisar o mérito por considerar o pedido extinto, já que foi apresentado fora do prazo previsto na legislação. O mandado poderia ser apresentado em até 120 dias, mas só foi feito em 18 de fevereiro, após 281 dias da ciência da condenação do ex-governador, que se deu em 13 de maio do ano passado.
No pedido analisado pelo Tribunal de Justiça, a defesa de Witzel alegava a suspeição e incompetência do juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, que foi afastado da condução de processos investigatórios que levaram ao seu impeachment. Mas, o desembargador, relator do pedido de liminar, entendeu que não houve violação aos paradigmas de controles, uma vez que é de competência do Tribunal Especial Misto processar e julgar crimes de responsabilidade praticados por governador de estado.
![Petrobras/Divulgação Colômbia 05/12/2024 Petrobras descobre reservatório de gás natural na Colômbia. Mapa mostra localização do novo poço de gás natural Foto: divulgação/Petrobras](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Dias Toffoli durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Brasília- 05/12/2024 Câmara aprova regime de urgência para duas propostas do ajuste fiscal. Foto Vinicius Loures/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/Coletivo Fala Akari Rio de Janeiro 05/12/2024 A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o Estado brasileiro por responsabilidade no desaparecimento forçado de 11 jovens afrodescendentes na favela de Acari, no Rio de Janeiro, em 1990. Reprodução/Coletivo Fala Akari](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)