A Polícia Federal realizou nesta quinta feira as Operações Retis e Spiderweb para desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que enviava cocaína da América do Sul para a Europa.
Os policiais cumprem 17 mandados de prisão e 86 de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até o início da tarde, pelo menos 8 pessoas já tinham sido presas.
Além disso houve sequestro e bloqueio de bens que totalizam mais de 55 milhões de reais. Entre os objetos apreendidos estavam relógios, joias e um malote com dinheiro em espécie.
De acordo com as investigações, os traficantes estariam utilizando diversos métodos para enviar a droga por meio do porto de Paranaguá, no Paraná. Em um deles, mergulhadores estariam escondendo a cocaína em compartimento submerso dos navios.
O entorpecente também era colocado em containeres sem o conhecimento do exportador, e ainda no maquinário do refrigerador ou junto de outras cargas lícitas de madeira, suco de laranja, entre outras.
Segundo o delegado da Polícia Federal Eduardo Verza, essa atividade criminosa prejudicou os exportadores do país.
A Polícia Federal também afirmou que a organização criminosa alvo das operações desta quinta-feira tem ligações com a máfia italiana da região da Calábria, que utilizava a logística do grupo para enviar drogas a um porto italiano dominado por eles.
Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa, cujas penas podem chegar a 25 anos de prisão.