Prefeitura de SP terá que apresentar planos contra enchente desde 2014

Decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

Publicado em 06/04/2022 - 15:32 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura da capital apresente os planos e obras contra as enchentes elaborados e desenvolvidos desde 2014. A decisão veio em resposta a uma ação do Ministério Público do estado, naquele ano, que reivindicava indenizações às vítimas de enchentes, bem como a adoção de planos e medidas para acabar com as inundações causadas pelas chuvas na cidade.

Ainda de acordo com a sentença da juíza Maria Gabriella Pavlópoulos, a prefeitura terá prazo de 90 dias para apresentar o projeto detalhado para combater inundações, contendo detalhes, como: dotação orçamentária, recursos humanos e materiais, além de definição de prioridades.

Nesse processo, que vem desde 2014, a prefeitura se defende alegando que as responsabilidades civis no combate às enchentes também cabem aos entes estaduais e federais, uma vez que a gestão da vazão de rios, por exemplo, caberia aos órgãos estaduais e federais.

O Ministério Público, por sua vez, tem defendido o entendimento que é sim papel da prefeitura realizar obras de contenção contra as enchentes e que deveria ser elaborado um plano de ação para os próximos 15 anos, com leis orçamentárias para a erradicação desse problema na cidade.

Tentamos contato com representantes da prefeitura para comentar a decisão; mas ela não respondeu até o fechamento da reportagem.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo