Mais de 700 mil pessoas estão com o título de eleitor irregular no Estado do Rio de Janeiro. O prazo para regularizar a situação e assim poder votar nas eleições deste ano, termina dia 4 de maio, data limite também para quem precisa transferir o local de votação, corrigir dados cadastrais ou solicitar a primeira via do documento.
O juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral do TRE fluminense, Rudi Baldi Loewenkron, avalia que a baixa procura pela regularização demonstra que esses brasileiros estão descrentes com o processo eleitoral.
Segundo Rudi Baldi uma das maiores preocupações nessas eleições é a disseminação de notícias falsas nas redes sociais, problema que a Justiça eleitoral pretende combater.
Segundo Tribunal Superior Eleitoral, o número de títulos cancelados no Rio de Janeiro em 2019, após as eleições presidenciais de 2018, que ficou em torno de 300 mil, mais que dobrou no estado. Em todo o país, até setembro de 2021, havia aproximadamente 1,6 milhão de títulos cancelados.
*Com informações da Agência Brasil