SP: casos de assédio moral na justiça do trabalho aumentaram em 2021

Publicado em 04/05/2022 - 15:37 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, que compreende a cidade de São Paulo, o ABC paulista e a região da baixada santista, registrou um leve aumento nos casos de assédio moral no ano passado comparado a 2020. Foram 15.973 processos em 2021 contra 15.567 processos no ano anterior. E só no primeiro trimestre deste ano, o tribunal já contabilizou mais de 2.900 casos de assédio moral.

No caso mais recente julgado pelo tribunal, uma rede de supermercados foi condenada a pagar R$ 5 mil por assédio moral praticado por um gerente contra um subordinado. De acordo com os autos do processo, o subordinado era chamado constantemente de "burro" e "barata tonta" pelo chefe. E o caso não é isolado, já que ainda de acordo com o TRT-2, o setor do varejo foi o que mais registrou processos de assédio moral, com mais de 8.900 casos.

De acordo com a vice coordenadora de promoção da igualdade do trabalho do MPT, Melicia Carvalho Meisel, a pandemia trouxe desgaste aos empregados, com a falta da divisão clara do ambiente da empresa com o do lar, e a grande maioria já está mais consciente do que não é permitido nas relações de trabalho.

A psicóloga da Fundacentro (Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho), Laura Nogueira, destaca que não são apenas xingamentos constantes que caracterizam assédio moral, mas que há uma ampla gama de ações feitas por assediadores que podem ser caracterizadas como violentas.

O assédio moral prejudica o ambiente de trabalho e desvirtua a função social das empresas, que é o de oferecer um trabalho digno e saudável às pessoas.

A orientação de especialistas é que as empresas combatam o assédio moral, seja através de palestras e atividades de conscientização entre gestores e empregados, contratação de consultoria para avaliar o ambiente de trabalho ou mesmo através de acordos com sindicatos com cláusulas para combater esse tipo de situação.

*Com produção de Dayana Victor

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo