logo Radioagência Nacional
Justiça

FGV diz em nota que ação da PF contra entidade causa indignação

Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
17/11/2022 - 18:16
Rio de Janeiro

A Fundação Getúlio Vargas se manifestou na tarde desta quinta-feira (17) sobre as buscas realizadas na sede da instituição pela Polícia Federal na manhã de hoje (17). Em nota, a Fundação ressaltou que a ação causa profunda estranheza e indignação. A instituição esclareceu que recebeu com surpresa na manhã desta quinta-feira o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em suas dependências no Rio de Janeiro e São Paulo.

Na nota, a FGV também alega que vêm sendo alvo de perseguição e vítima de imputações quanto há supostos fatos ocorridos há 15 anos atrás. Além disso, a fundação reiterou sua confiança nos poderes constituídos, em particular o Poder Judiciário Brasileiro.

A FGV foi alvo da Operação Sofisma, contra esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo a instituição. Segundo a Polícia Federal, o esquema envolvia órgãos federais e estaduais, que contrataram a FGV com dispensa de licitação. As investigações, iniciadas em 2019, mostram que havia superfaturamento de contratos.

Segundo elas, a instituição era usada “para fabricar pareceres que mascaravam o desvio de finalidade de diversos contratos, que resultaram em pagamento de propinas”.

x