STF mantém ônibus interestaduais de graça para jovens de baixa renda

Publicado em 17/11/2022 - 18:50 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal manteve a regra que garante a jovens de baixa renda a reserva, em ônibus interestaduais, de duas vagas gratuitas e duas com desconto de 50% na passagem.

A norma prevista no Estatuto da Juventude foi questionada pela a Abrati, Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, que argumentou que o benefício seria inconstitucional por não prever uma fonte de compensação às empresas privadas.

O relator dessa ação, o ministro Luiz Fux, já havia votado contra o pedido da representante das empresas. Nesta quinta-feira, acompanharam o relator os ministros Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber.

Lewandowski defendeu que o Estado pode intervir na economia para garantir a mobilidade dos jovens de baixa renda. Segundo o magistrado, a ação não se sustenta porque as empresas podem buscar compensação financeira. 

O ministro Lewandowski se baseou no argumento do relator, Luiz Fux, que sustentou que resoluções da ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestre, permitem que as empresas recomponham as receitas caso comprovem eventuais prejuízos com as gratuidades previstas em lei.  

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo