A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, concedeu liminar que suspende trecho de decreto de indulto, assinado em dezembro pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no qual concedia perdão da pena a policiais condenados pelo massacre do Carandiru, ocorrido em outubro de 1992.
À época, uma operação policial após uma rebelião no antigo presídio da cidade de São Paulo resultou na morte de 111 detentos. 73 policiais foram condenados com penas que variaram de 48 a 624 anos de prisão.
A ministra Rosa Weber, atendeu o pedido feito pela Procuradoria Geral da República, que considerou o indulto natalino de dezembro de 2022 inconstitucional por afrontar a dignidade humana e princípios do direito internacional.
O decreto concedeu anistia a agentes de segurança pública que tenham sido condenados por fatos ocorridos há mais de 30 anos, caso o crime não fosse considerado hediondo na época em que foi praticado.
Sendo presidente do STF, a ministra Rosa Weber é responsável pelo plantão judicial durante o período de recesso e pode tomar decisões sobre pedidos que considerar urgentes.
A decisão é válida até 1º de fevereiro, quando se inicia o ano judiciário e o ministro Luiz Fux, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade, deve se debruçar no caso e realizar uma análise posterior.
* Com supervisão de Nádia Faggiani
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 24/06/2024 - Prefeitura e governo instalam grades na Cracolândia e delimitam espaço de usuários de drogas. Gradil foi colocado na Rua dos Protestantes na terça-feira (18). Um dos objetivos das gestões é liberar parte da via para o trânsito de carros de segurança e de saúde.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Inmet/divulgação Brasília (DF), 15/01/2025 - Alerta de chuva no Brasil. Foto: Inmet/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 15/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil A socióloga Olga D´Arc Pimentel saiu da cidade grande e largou tudo para viver às margens do Rio Negro, como uma ribeirinha (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)