A Justiça do Rio de Janeiro proibiu a participação de crianças e adolescentes no Carnaval da Nova Intendente Magalhães, que reúne as escolas de samba da Série Prata, Bronze e grupo de Avaliação.
A decisão é da juíza Mônica Fragoso Machado, da 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e foi comunicada à Riotur, Empresa de Turismo do Município, e à Superliga, organizadora dos desfiles da Intendente Magalhães.
A magistrada destacou, no ofício, que tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Secretaria de Estado da Defesa Civil emitiram pareceres desfavoráveis à realização do evento e que, em razão da proximidade, não há tempo hábil para que sejam feitas as adequações apontadas pelos órgãos competentes.
A juíza também anexou o parecer do Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, que aponta episódios de confrontos armados entre bandidos na região por disputa de territórios.
Se houver desrespeito à determinação, as agremiações podem ser multadas por infração administrativa.
Os desfiles aconteciam na Estrada Intendente Magalhães, na zona oeste, e este ano foram transferidos para a Avenida Ernani Cardoso, a poucos metros do antigo trajeto.
Em nota, a Superliga Carnavalesca do Brasil disse que a decisão vai afetar milhares de crianças e jovens que ensaiaram ao longo do ano e que muitos deles não tem momentos de lazer e alegria. A nota afirma, ainda, que a Superliga vai recorrer da decisão.
A Assessoria da Polícia Militar informou que o entorno da Avenida Ernani Cardoso vai contar com um substancial reforço de policiamento para garantir a segurança do evento. E que as comunidades da região também vão receber policiamento direcionado à repressão de possíveis movimentações criminosas.
O Corpo de Bombeiros foi procurado para falar sobre as irregularidades que ainda estão pendentes para o desfile das agremiações da Nova Intendente Magalhães, mas não houve retorno até o fechamento da reportagem.
![Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados botafogo, brasileiro, campeão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fundação Chico Mendes/Divulgação Brasília (DF) 22/12/2023 – Dor e legado revolucionário: morte de Chico Mendes completa 35 anos Familiares e amigo citam as reservas extrativistas e a habilidade de união como ações que mostraram o sindicalista um visionário
Foto: Fundação Chico Mendes/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/04/2023 - Fachada do ministério de Relações Exteriores.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Ahmad Al-Kerdi/ Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Thiago Kaue / SecomGOV Santa Catarina 07/12/2024 Governador acompanha na Defesa Civil situação das chuvas em SC e reforça o trabalho de proteção à população. Foto: Thiago Kaue / SecomGOV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcos Santos/USP Imagens vestibular.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)