Justiça proíbe crianças no desfile da Nova Intendente Magalhães

Publicado em 16/02/2023 - 22:42 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro proibiu a participação de crianças e adolescentes no Carnaval da Nova Intendente Magalhães, que reúne as escolas de samba da Série Prata, Bronze e grupo de Avaliação.

A decisão é da juíza Mônica Fragoso Machado, da 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e foi comunicada à Riotur, Empresa de Turismo do Município, e à Superliga, organizadora dos desfiles da Intendente Magalhães.

A magistrada destacou, no ofício, que tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Secretaria de Estado da Defesa Civil emitiram pareceres desfavoráveis à realização do evento e que, em razão da proximidade, não há tempo hábil para que sejam feitas as adequações apontadas pelos órgãos competentes. 

A juíza também anexou o parecer do Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, que aponta episódios de confrontos armados entre bandidos na região por disputa de territórios.

Se houver desrespeito à determinação, as agremiações podem ser multadas por infração administrativa.

Os desfiles aconteciam na Estrada Intendente Magalhães, na zona oeste, e este ano foram transferidos para a Avenida Ernani Cardoso, a poucos metros do antigo trajeto.

Em nota, a Superliga Carnavalesca do Brasil disse que a decisão vai afetar milhares de crianças e jovens que ensaiaram ao longo do ano e que muitos deles não tem momentos de lazer e alegria. A nota afirma, ainda, que a Superliga vai recorrer da decisão.

A Assessoria da  Polícia Militar informou que o entorno da Avenida Ernani Cardoso vai contar com um substancial reforço de policiamento para garantir a segurança do evento. E que as comunidades da região também vão receber policiamento direcionado à repressão de possíveis movimentações criminosas.

O Corpo de Bombeiros foi procurado para falar sobre as irregularidades que ainda estão pendentes para o desfile das agremiações da Nova Intendente Magalhães, mas não houve retorno até o fechamento da reportagem.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo