Trabalhadores paraguaios são resgatados de trabalho análogo ao escravo

Publicado em 20/03/2023 - 21:39 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dezenove trabalhadores paraguaios em situação análoga à escravidão foram resgatados nesta segunda-feira (20) de uma fábrica clandestina de cigarros falsificados em Duque de Caxias, na baixada fluminense.

Segundo a Polícia Federal, que realizou a Operação Libertatis, o local possuía grande capacidade de produção, sendo responsável pela distribuição dos cigarros em todo o estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhadores não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados, tinham a liberdade de locomoção restrita e ainda eram forçados a trabalhar sem equipamentos de proteção.

Os estrangeiros estavam alojados na própria fábrica e trabalhavam em jornada excessiva: 12 horas por dia, sete dias por semana, em dois turnos - inclusive de madrugada - e sem descanso semanal.

Além disso, de acordo com a PF, os paraguaios se encontravam em local sem as mínimas condições de higiene, convivendo com animais, esgoto a céu aberto e com os próprios resíduos da produção dos cigarros.

Os trabalhadores resgatados afirmaram que foram trazidos do Paraguai com os olhos vendados, mediante a promessa de que iriam trabalhar na produção de roupas.

O Ministério Publico do Trabalho no Rio de Janeiro foi procurado sobre o encaminhamento do caso, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Concurso dos Correios tem banca definida

A data ainda não foi divulgada, mas já foi escolhida a banca do Instituto Brasileiro de Formação e Captação para organizar todo o certame. A expectativa é que a publicação do edital saia ainda neste mês de setembro e as contratações comecem neste ano.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra fraudes em benefícios previndenciários no Rio

De acordo com a PF, as investigações apontaram que a organização alterava dados de idosos e recebia o benefício a que tinham direito, causando um prejuízo de R$ 500 mil aos cofres públicos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsa família está disponível para cidades em situação de emergência

Investimento de mais de R$ 1 bilhão vai beneficiar um milhão e seiscentas mil famílias, de 632 municípios. 

Baixar arquivo
Educação

Estudantes pré-selecionados no Fies já podem contratar o financiamento

O processo pode ser feito por meio do aplicativo Fies Caixa, por aqueles que já tiveram a inscrição validada pela instituição de ensino superior para a qual se inscreveram.

Baixar arquivo
Geral

Artistas de 20 países discutem justiça climática em fórum na Amazônia

O evento ocorre um ano antes da Copa 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será sediada na capital paraense em 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo