A Justiça da Bahia determinou a titulação de terras da comunidade quilombola Sambaíba.
A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia é de caráter de urgência e por isso, o Incra e a União têm até 30 dias para apresentarem um cronograma das etapas pendentes para a regularização do território. A comunidade quilombola de Sambaíba fica na cidade de Riacho de Santana, distante pouco mais de 700 km de Salvador.
A decisão judicial é referente a uma ação civil pública. O processo administrativo para titulação foi iniciado em 2005, mas de acordo com o Ministério Público Federal, passados 17 anos, o Incra sequer realizou a regularização fundiária da comunidade, que é uma das primeiras etapas para que se titule um território.
Em nota, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária informou que ainda não foi intimado da determinação judicial sobre a regularização fundiária da comunidade Sambaíba.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO Defensoria Pública de Minas Gerais entra com ação contra 123Milhas. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Freepick Fraude, golpe, cibercrime, telefone celular- Idec aponta fragilidades na segurança de aplicativos de bancos. Foto: Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Santo Amaro (BA), 14.02.2023 - Lançamento do novo programa Minha Casa Minha Vida e entrega de empreendimentos. Residencial Vida Nova Sacramento e Residencial Vida Nova Santo Amaro I. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![SIS/Divulgação Brasília (DF) 21/11/2024 - Organizações sociais debatem na COP29 alinhamento para avaliação de risco climático em financiamento
Foto: SIS/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Clauber Cleber Caetano/PR O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa de cerimônia de formatura do 76º Aniversário da Brigada de Infantaria Pára-quedista.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Imagens/TV Brasil Grávidas no ambulatório da Maternidade da Encruzilhada, no Recife](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)