Justiça determina retirada de vídeo de humor do YouTube

Publicado em 18/05/2023 - 15:58 Por Leandro Martins* - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O especial de comédia com título Perturbador, do humorista Leo Lins, foi retirado do canal YouTube, da internet, por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo, a pedido do Ministério Público.

O vídeo estava disponível desde dezembro do ano passado no canal e já ultrapassou 3 milhões de visualizações. Na apresentação, feita a partir de um show em Curitiba, Lins conta piadas sobre temas como escravidão, pessoas com deficiência e outras minorias.

Segundo a decisão judicial, no vídeo, Lins faz comentários odiosos, preconceituosos e discriminatórios contra minorias e grupos vulneráveis. 

Além da retirada do espetáculo de Lins na internet, o humorista está proibido de deixar a cidade de São Paulo, onde vive, por mais de 10 dias. E ele ainda precisa comparecer mensalmente em juízo para informar e justificar suas atividades.

A socióloga e antropóloga Maria Tranjan, coordenadora de gênero, raça e diversidades da Organização Artigo 19, que trata de liberdade de expressão, entende que algumas restrições podem ser legítimas, desde que previstas em lei. 

Já o advogado e professor de direito constitucional Antônio Carlos Freitas Junior afirma que o humor, enquanto atividade artística, tem uma certa liberdade constitucional garantida, e que a pessoa que se sente ofendida pode acionar o suposto agressor por injúria, calúnia, difamação ou danos morais. Para ele, a decisão da Justiça contra o humorista foi desproporcional.

Depois da decisão da Justiça, outros humoristas demonstraram apoio a Lins, como o apresentador e também comediante Fábio Porchat. No Twitter, Porchat postou que humor não tem limite, e que proibir piadas no palco é o equivalente a proibir socos no ringue de boxe.

Apesar de o vídeo original ter sido retirado, cópias do material foram repostadas no YouTube por outros canais, todos com a hashtag “CensuraNão”.

* Texto e áudio atualizados em19/05/2023, às 16h40, para inclusão de informação.

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Especialista diz que acúmulo de gelo pode ter causado queda de avião

Paulo Licati relatou que pilotos afirmaram haver muito gelo. O clima desfavorável pode ter causado o acúmulo de gelo na fuselagem da aeronave. 

Baixar arquivo
Esportes

Paris 2024: Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia

Dupla chegou em Paris como número 1 do ranking mundial e colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio, após 28 anos. 

Baixar arquivo
Geral

Acidente aéreo: gabinete de crise vai dar suporte às equipes em SP

O trabalho de resgate e identificação das vítimas será realizado ao mesmo tempo. Os corpos serão encaminhados à unidade central do IML da cidade de São Paulo, que reforçou as equipes para o atendimento.

Baixar arquivo
Geral

Acidente: não houve comunicação de emergência do avião, diz Cenipa

Segundo o órgão, não houve comunicação, por parte da aeronave, de que haveria alguma emergência. A Anac informou também que a Voepass é uma empresa regular não um táxi-aéreo. A aeronave também se encontrava com as condições normais de aeronavegabilidade.

Baixar arquivo
Saúde

Aumentam internações por síndrome respiratória associada à covid-19

Segundo boletim Infogripe, da Fiocruz, os idosos são as principais vítimas. O estudo aponta estabilidade no número de casos da síndrome gripal ligados ao Vírus Sincicial Respiratório na maior parte do país. Esse vírus, no entanto, continua sendo a principal causa de internação e mortes entre crianças de até dois anos.

Baixar arquivo
Geral

Marinha lança navio de guerra do programa Fragatas Classe Tamandaré

No total, serão quatro navios, com alto poder de combate. Eles vão proteger a extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 mil km², denominada “Amazônia Azul”.

Baixar arquivo