PF faz busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro

Publicado em 03/05/2023 - 18:14 Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Federal fez busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, nesta quarta-feira (3). O tenente-coronel Mauro Cid e mais cinco pessoas foram presas durante a operação da PF.

A Polícia investiga um grupo suspeito de incluir dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde, entre novembro de 2021 e dezembro de 2022.

Assim, essas pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, podiam emitir os certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos para impedir a propagação da doença.

O celular de Bolsonaro foi apreendido nesta manhã. Após a ação, o ex-presidente negou ter adulterado o cartão de vacinação e disse que não tomou a vacina contra covid.

A Polícia Federal chegou a agendar um depoimento de Bolsonaro para as 10h desta quarta, mas ele não compareceu.

O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que ele só vai depor após a defesa ter acesso ao inquérito. Mas adiantou que já entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal para acessar as informações da operação da PF.

Wajngarten contou ter encontrado com outros presos na operação, caso do tenente-coronel Mauro Cid.

As ações da Operação Venire foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, no inquérito das milícias digitais do Supremo Tribunal Federal.

No total, seis pessoas foram presas e cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que todas as informações inseridas no sistema de registro de imunizações do SUS são rastreáveis e feitas mediante cadastro e que não há relato de invasão externa ao sistema.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo