Operações da 123Milhas estão proibidas no DF a partir desta quarta

Publicado em 30/08/2023 - 16:34 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As operações da 123Milhas estão proibidas no Distrito Federal a partir desta quarta-feira (30).

A determinação é do Procon local e surge após o aumento expressivo de reclamações de consumidores. Agora a empresa não poderá vender novas passagens aéreas ou pacotes de viagens, promocionais ou não.

Em 18 de agosto, a 123Milhas suspendeu a venda de pacotes e a emissão de passagens da linha promocional, com datas previstas entre setembro e dezembro de 2023. Desde o comunicado, 142 consumidores buscaram o Procon. No total, neste ano, já são 180 queixas.

De acordo com o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento, a suspensão permanece até que a empresa atenda a todas as reclamações dos consumidores.

Nessa terça-feira, a 123Milhas entrou com pedido de recuperação judicial e informou que está impedida de realizar pagamentos e emitir novos vouchers.

A ação, caso seja aceita pela Justiça, pode prejudicar os consumidores, como explicou o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.

A servidora pública Juliana Olivier comprou na 123Milhas quatro passagens promocionais ida e volta de Brasília para João Pessoa, no PIX, no valor de R$ 2 mil.

Juliana Olivier disse que abriu reclamação no Consumidor.Gov, mas acredita que continuará no prejuízo.

O órgão abriu na última sexta-feira, dia 25, processo administrativo contra a empresa, que tem prazo de 10 dias para apresentar defesa. 

Após esse prazo, e caso a defesa não seja aceita, o Procon aplicará multa que pode chegar a R$ 11 milhões.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Israel continua a dificultar assistência em Gaza, acusa ONU

ONU também pede que seja facilitada a saída de crianças feridas que precisam de tratamento. E mais: incêndio atinge prédio histórico em Copenhague. E Estados Unidos fornecem informações sobre Julian Assange à justiça do Reino Unido.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo