MPF cobra do governo continuidade do programa de proteção a defensores

Publicado em 31/01/2024 - 20:57 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos pode ser descontinuado no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público Federal, há risco de interrupção das atividades porque houve perda de prazo para a celebração de termo aditivo ao convênio. O programa é executado por meio de convênio entre a União, o governo do estado e uma instituição gestora.

A iniciativa oferece proteção a defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas que estejam em situação de risco ou sofrendo ameaças.

Segundo o procurador da República Júlio José Araújo Júnior, em julho último, o MPF foi informado que tudo estava sob controle, com o mapeamento das possíveis soluções para continuidade do programa. No entanto, o prazo para renovação do convênio foi perdido.

No Rio de Janeiro, o termo aditivo deveria ter sido celebrado até o dia 17 de dezembro de 2023. Já a parceria entre o estado e a entidade executora do programa tinha vigência até o dia 14 de janeiro de 2024 e foi prorrogada por apenas 3 meses.

O MPF pediu informações ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos sobre as providências para manter o programa, como será firmada a parceria entre a União e o estado e como será conduzida a seleção de uma nova entidade executora.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informou, em nota, que está em dia com suas obrigações para a manutenção do programa, tendo, inclusive, publicado um aditivo que garante a continuidade da política pública. O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania foi procurado, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo