Mauro Cid é preso depois de audiência no STF

Publicado em 22/03/2024 - 19:23 Por Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso novamente nesta sexta-feira.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a prisão após novo depoimento prestado por Cid, na sala de audiência da corte.

Entre os motivos estão o descumprimento de medidas cautelares impostas a Cid e por obstrução de Justiça. Após ser comunicado da prisão, ele foi encaminhado ao IML para realização de exames. Depois disso, ele será apresentado à Polícia do Exército, que ficará com a custódia do tenente-coronel.

Cid foi chamado a prestar esclarecimentos depois de a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação de Moraes e da Polícia Federal.

De acordo com a revista, Mauro Cid disse que foi pressionado pela PF a delatar fatos dos quais não tinha conhecimento. O auxiliar de Bolsonaro disse que a investigação teria uma “narrativa pronta”, só aguardando o momento de “prender todo mundo”.

O militar fez uma colaboração premiada no inquérito que apura fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro. Cid também cooperou com o inquérito sobre a tentativa de golpe planejada pelo alto escalão do governo de Jair Bolsonaro. O tenente-coronel foi para prisão domiciliar após a delação.

Em comunicado, a defesa de Mauro Cid não negou a autenticidade do áudio. Os advogados disseram que as falas “não passaram de um desabafo em que relata o difícil momento e a angústia pessoal”, do militar.

* Com informações da Agência Brasil

Edição: Roberta Brito Lopes/Francisco Sousa

Últimas notícias
Cultura

Festival Mundial de Circo reunirá principais grupos da América Latina

O festival é gratuito, realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com objetivo de promover, democratizar e valorizar a arte circense, além de formar plateia.

Baixar arquivo
Justiça

Moraes mantém prisão de suspeitos de ameaçar sua família

O ministro se declarou impedido de continuar na relatoria das investigações dos crimes de ameaça e perseguição contra sua familia, e agora essa parte do processo será redistribuída no STF através de um sorteio.

Baixar arquivo
Geral

Tempo seco no RS começa a ter efeito no nível dos rios

Nível do Guaíba fica abaixo da cota de enchente e trabalhadores gaúchos já podem efetuar saque calamidade do FTGS. Confira o balanço do dia no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número 180 tira dúvidas sobre Programa de Dignidade Menstrual

Pessoas com dúvidas ou dificuldades para acessar o Programa de Dignidade Menstrual podem utilizar o canal de comunicação da Central de Atendimento da Mulher, Ligue 180, que já recebe denúncias sobre violência contra mulheres.

Baixar arquivo
Economia

Receita recebeu 42 milhões de declarações do IRPF dentro do prazo

Mais de 42 milhões de declarações de imposto de renda foram recebidas pela Receita Federal até as 11 horas e 59 minutos da noite de sexta-feira, 31.

Baixar arquivo
Educação

MEC disponibiliza 80 mil bolsas a estudantes de licenciatura

Estudantes de licenciatura de todo o país têm uma nova oportunidade de bolsas de estudo. O Ministério da Educação lançou o novo edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com mais de 80 mil vagas. O investimento será de R$ 1,8 bilhão.

Baixar arquivo