Robinho nega crime de estupro e acusa Justiça italiana de racismo

Publicado em 18/03/2024 - 15:32 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O jogador Robinho negou crime de estupro e disse ser vítima de racismo da Justiça italiana.

Pelas redes sociais, Robinho divulgou um vídeo, nesse domingo (17), em que apresenta supostas provas de inocência, como fotos, exame de DNA e mensagens de texto.

Robson de Souza foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana por crime de estrupo coletivo cometido na cidade de Milão, em 2013.

O jogador chamou o caso de falsa acusação. "Isso só me leva a crer que  -  esses mesmos que me condenaram -  são os mesmos que permitem com que acontecem inúmeras vezes histórias de racismo contra inúmeros estrangeiros fora do Brasil. Então esses mesmos que não fazem nada, que não tomam nenhuma providência, sobre racismo são os mesmos que me julgaram que não dão nenhuma voz para um negro que está tentando se defender, que tem provas cabíveis, que está tentando provar sua inocência. Mas que eles não dão voz. Eu tenho absoluta certeza ser fosse com um europeu, que se fosse com um branco, meu julgamento seria totalmente diferente". 

O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça, que decide, na quarta-feira (20), se o jogador pode cumprir no Brasil a pena por estupro na Itália.

A Corte Especial do STJ julga o pedido do governo da Itália de homologação da sentença que condenou o jogador.

Como o Brasil não extradita, isto é, envia para fora brasileiros nascidos em território nacional, os italianos pedem a transferência da execução da pena para o Brasil.

A homologação não é um novo julgamento. Mas sim uma análise para verificar se a sentença está de acordo com a lei brasileira.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo