Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

Publicado em 20/04/2024 - 12:10 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20). A decisão atende a um pedido do governador, Romeu Zema. Nela, o ministro ressalta que “o Plano de Recuperação Fiscal precisa ser seriamente considerado, para que o Estado de Minas Gerais não alcance situação financeira de difícil reversão”. E completou dizendo que a prorrogação desse prazo deve ser acompanhada de atitudes concretas e de disposição a uma negociação rápida sobre o assunto.

No último dia 12, Minas Gerais já havia entrado no STF pedindo a suspensão do prazo por 180 dias. Em nota, Romeu Zema, disse que a extensão do prazo fortalece o pacto federativo e permite que Congresso e o governo federal possam alcançar uma solução conjunta para reduzir juros e tornar a dívida administrável sem afetar a capacidade de investimento estadual.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vem liderando as conversas e negociações em torno de uma proposta de consenso no Senado. Nos próximos dias, o governo deve encaminhar um projeto que trate da redução e do pagamento das dívidas com a contrapartida dos estados. Entre essas contrapartidas está a ampliação do ensino técnico estadual, mas Rodrigo Pacheco tem defendido a inclusão de projetos na área de infraestrutura também. Após a decisão do STF, Pacheco comentou: a decisão do ministro foi tomada em um momento no qual os esforços se concentram na elaboração de um projeto legislativo que represente alternativas viáveis e concretas ao Regime de Recuperação Fiscal.

Segundo o Ministério da Fazendo, as dívidas dos estados chegam a R$ 740 bilhões, sendo que quase 90% desse valor são de débitos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Edição: Tâmara Freire/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país. Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Justiça

STF: irmãos Bazão e Rivaldo Barbosa viram réus pela morte de Marielle

A denúncia da PGR foi aceita, por unanimidade, pelo STF. Os três, que estão presos desde março, vão responder por homicídio e organização criminosa pela execução da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018. 
 

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei: Brasil vence Holanda, de virada, na Liga das Nações masculina

E mais: confira os jogos da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.  

Baixar arquivo
Política

“Parte mais rica do Brasil tomou conta do orçamento”, diz Lula

Presidente se referia a isenções fiscais que não se convertem em benefício para trabalhadores, por exemplo. Na entrevista, dada à CBN, Lula ainda falou da possível manutenção da Selic em 10,5% e da taxação de compras internacionais de até US$ 50.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Há 7 meses São Paulo não faz aborto legal acima de 20 semanas

O Hospital Vila Nova Cachoeirinha, o único que fazia o procedimento recomendado pela OMS para abortos acima de 20 semanas, parou de oferecer o serviço em dezembro. Justiça determinou que a prefeitura da capital volte a atender as mulheres que tem direito à intervenção, mas gestão municipal descumpre a decisão.  

Baixar arquivo
Geral

Chuva superou 500 milímetros em 20 cidades do RS no mês de maio

 Porto Alegre teve 564 milímetros de chuvas, quase cinco vezes acima do normal. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura, e apontam para a maior crise climática que o estado já viveu.

Baixar arquivo