PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

Publicado em 23/04/2024 - 21:20 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou nesta terça-feira a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti ao Supremo Tribunal Federal pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na denúncia, o procurador pede que os acusados passem a responder a processo criminal por falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático. Outra alegação é de que a deputada Zambelli fez pagamentos ao hacker por meio de uma empresa que prestou serviços ao PL nas eleições.

A denúncia foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes. Caberá a ele levar o processo para julgamento na Primeira Turma da Corte, que vai decidir se os acusados vão virar réus. A data do julgamento ainda não foi marcada.

A defesa de Carla Zambelli declarou que recebeu a denúncia com “surpresa” e que não há provas de que a parlamentar tenha incentivado o ataque hacker.

Já a defesa de Delgatti afirmou que a apresentação da denúncia revela que o hacker disse a verdade.  

Em julho do ano passado, Walter Delgatti afirmou à Polícia Federal que recebeu R$ 40 mil da deputada Carla Zambelli para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e inserir documentos falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão, com um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. A invasão ocorreu em janeiro de 2023.

No depoimento à PF, Delgatti disse ainda ter agido a pedido da parlamentar com o intuito de desacreditar o Poder Judiciário.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

RS: barragem rompe e apelo é para que moradores saiam de casa

Em decorrência das fortes chuvas no estado, a barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, rompeu parcialmente, nesta quinta-feira (2). Vice-governador do estado pede que as pessoas que moram no curso do rio Taquari saiam de casa imediatamente.

Baixar arquivo
Geral

Força Nacional ficará na Terra Indígena Ituna-Itatá por mais 90 dias

Segundo o Ibama a Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará, é a segunda mais desmatada no período de 2019 a 2022.

Baixar arquivo
Justiça

Garantido e Caprichoso vão cumprir determinação da Justiça trabalhista

Idosos e os pessoas com doenças graves terão prioridade no pagamento das ações trabalhistas contra os Bois Garantido e Caprichoso. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa traz informações inéditas sobre aborto

Esta segunda edição do levantamento “Nascer no Brasil” avaliou a qualidade da assistência à saúde durante o pré-natal, parto, nascimento e puerpério, e os resultados estão na edição de abril da revista Cadernos de Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Baixar arquivo
Geral

Vereadores de SP retomam votação da privatização da Sabesp

O projeto prevê a venda da maior parte dessas ações, mantendo o poder de veto em algumas decisões pelo governo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro tem alerta de “perigo” por conta do calor

Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná também estão na rota do calorão. A previsão de alta vai até o próximo domingo.

Baixar arquivo