O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, que a difusão de fake news em relação à tragédia climática no Rio Grande do Sul precisa ser enfrentada com legislação e educação midiática. O ministro também destacou o papel das plataformas digitais neste cenário.
Luis Roberto Barroso está no Rio de Janeiro para a realização do J20, encontro de presidentes e representantes das Supremas Cortes e Tribunais Constitucionais dos países do G20 realizado durante a presidência brasileira do grupo. O evento que vai até esta terça-feira (14) está debatendo questões como justiça social, sustentabilidade e o papel da tecnologia na eficiência judicial.
Ainda sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, o ministro afirmou que o judiciário não é protagonista das ações contra as mudanças climáticas, mas que vários fatores como direitos fundamentais, falta de incentivos e da política, e a necessidade de proteger minorias ou pessoas que ainda não nasceram, justificam a atuação da Corte no tema, a exemplo do que vem ocorrendo em outros países e até em Cortes Internacionais.
Presidentes ou vice-presidente de Supremas Cortes de 18 países participam do J20. O evento termina nesta terça-feira em sessão aberta ao público, com debate sobre a "Transformação Digital e o Uso da Tecnologia para a Eficiência do Judiciário".