Irmãos Brazão negam assassinato de Marielle em depoimentos na Câmara

Publicado em 17/07/2024 - 10:53 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, apontados como mandantes da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, negaram participação no crime e afirmaram não ter envolvimento com grupos de milicianos.

Os depoimentos, por vídeo conferência, fazem parte do processo de cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão, acusado de quebra de decoro parlamentar pela suposta participação no duplo assassinato, ocorrido em março de 2018.

O deputado negou que tenha feito reuniões e homenagens a milicianos do Rio de Janeiro e disse que tinha uma boa relação com Marielle. Nas palavras de Chiquinho Brazão, a convivência com ela era perfeita e maravilhosa.

Já Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, afirmou que não conhecia Marielle Franco e classificou o crime como "um absurdo”. No depoimento que prestou ao Conselho de Ética, Domingos também negou envolvimento com milicianos e disse que não conhece o delegado Rivaldo Barbosa, outro acusado de envolvimento no crime, e chefe da Polícia Civil na época. Ele se emocionou durante a audiência e disse que confia na justiça de Deus, no Supremo, na seriedade dos ministros e na absolvição. 

O nome dos dois irmãos foi apontado pelo ex-policial militar Ronnie Lessa, réu confesso dos crimes. Em delação premiada, Lessa afirmou que Chiquinho e Domingos foram os mandantes, e que a motivação estaria ligada a questões fundiárias na Zona Oeste carioca, reduto político deles.

Chiquinho e Domingos Brazão, presos em operação da Polícia Federal em março, estão na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
 

Edição: Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo