Gabinete de Moraes reafirma legalidade em investigações de fake news

Manifestação é resposta à reportagem do jornal Folha de São Paulo

Publicado em 14/08/2024 - 09:18 Por Ana Lúcia Caldas, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nessa terça-feira (13/08) que foram oficiais e regulares todos os procedimentos realizados para requisitar informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os inquéritos que investigam a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A manifestação de Alexandre de Moraes ocorreu após o jornal Folha de São Paulo publicar reportagem que diz que o ministro usou "formas não oficiais" para determinar a produção de informações para investigar aliados de Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que o ministro foi presidente do TSE.

Segundo o gabinete de Moraes, o TSE tem poder de polícia, pode realizar as pesquisas e que não houve irregularidades.

O ministro também esclareceu, por meio do gabinete, que os relatórios apenas descreviam postagens ilícitas nas redes sociais e eram enviadas para investigações da Polícia Federal, além de estarem devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Meio Ambiente

Área de floresta nativa queimada na Amazônia cresce 132% em agosto

Dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia mostram que, no total, foram 685 mil hectares de floresta queimada na Amazônia no período mais recente ante 295 mil no ano passado. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem e queimadas continuam a castigar floresta amazônica

No Pará, segundo Estado do país com maior quantidade de focos de incêndio, um dos piores cenários ocorre na Terra Mãe Maria, onde vivem 1,3 mil indígenas de cinco etnias. Há dias, incêndios florestais em vários pontos atingem a reserva localizada em Bom Jesus do Tocantins, a 10 km de Marabá.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Cidades do Oeste de Santa Catarina registram chuva preta

Cidade do Oeste de Santa Catarina registraram chuva preta. Fenômeno causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera. Resultante das queimadas que atingem a Amazônia há várias semanas.

Baixar arquivo
Saúde

DF: Hemocentro prioriza doações do tipo sanguíneo negativo

O Hemocentro da capital federal iniciou nessa quinta-feira o atendimento prioritário aos doadores dos tipos O, A, B e AB negativos, que vai até  o dia 30 de setembro ou enquanto os estoques estiverem baixos. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

No RS, pesquisadores apontam que a chuva preta limpa a atmosfera

A chuva preta que ocorre no Rio Grande do Sul devido as queimadas no país foi analisada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e indicou que a amostra captada nesta quinta-feira possui a concentração de partículas sólida sete vezes

Baixar arquivo
Esportes

Canoista Isaquias Queiroz participa de campeonato no Brasil

Isaquias conquistou medalha de ouro no C2000, remando junto com Gabriel Assunção. No atletismo, Alisson dos Santos vai disputar a prova dos 400 m com barreiras em Bruxelas. 

Baixar arquivo