STF mantém regras que limitam acesso a informações de acidentes aéreos

Publicado em 15/08/2024 - 15:07 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Supremo Tribunal Federal manteve, por 9 votos a 1, as regras que limitam o uso de informações obtidas na investigação sobre acidentes aéreos em processos judiciais ou administrativos.

De autoria da Procuradoria-Geral da República, a ação questionava as regras de sigilo e de restrição ao compartilhamento de investigações sobre acidentes aéreos no país.

O caso chegou ao STF em fevereiro de 2017, chegou a começar a ser julgado em 2021, mas foi suspenso por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Com a queda do avião da Voepass, na última sexta-feira (9), em Vinhedo, interior de São Paulo, o julgamento foi retomado.

O conflito acontece porque a investigação feita pelo Cenipa - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, é feita para prevenir outros acidentes e as provas obtidas não podem ser utilizadas como provas em processos judiciais e administrativos com acesso somente com autorização judicial.

O Ministério Público e a Polícia Federal argumentavam que a regra em vigor impede que as pessoas envolvidas obtenham as informações e prejudica o direito de defesa de quem foi atingido, garantido constitucionalmente. E pode impedir a responsabilização criminal de eventuais irregularidades cometidas pelos fabricantes das aeronaves, pilotos, mecânicos e companhias aéreas.

O Ministério Público e a Polícia Federal queriam que o Supremo desse garantia de acesso simultâneo às apurações. Já a PGR, que seja obrigatória a comunicação de indícios de crimes durante a investigação conduzida pela Aeronáutica.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo