logo Radioagência Nacional
Justiça

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Deputada é acusada de ordenar invasão do sistema do CNJ.
Baixar
Priscilla Mazenotti – Repórter da Rádio Nacional
15/05/2025 - 09:21
Brasília
Brasília (DF) 23/04/2024  Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Decisão unânime da primeira turma. Ela também foi condenada à perda do mandado. Isso depois de todos os recursos possíveis, e ao pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos. Valor que deve ser dividido com o hacker Walter Delgatti, réu confesso e já condenado a oito anos e três meses de prisão neste mesmo processo. 
 
Essa condenação veio pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, no caso ocorreu em 2023.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) alega que Zambelli foi a autora intelectual da invasão para a emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, no hackeamento feito por Delgatti. Ele confirmou que fez esse trabalho a mando da Zambelli.

Em nota, a deputada contestou esse julgamento virtual e considerou injusta uma condenação, segundo a defesa. Ainda cabe recurso dessa decisão, lembrando que Zambelli responde a outro processo no STF pelo episódio em que sacou uma arma de fogo e perseguiu um jornalista às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.
 

x