Fiscalização apreende 108 quilos de peixe em plena piracema, no Mato Grosso

Mato Grosso

Publicado em 22/10/2019 - 10:52 Por Letícia Valadares - Brasília

Cento e oito quilos de peixe e diversos materiais de pesca predatória foram apreendidos durante fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso, nos municípios de Porto Alegre do Norte e Confresa.

 

O estado está no período de defeso da piracema, que proíbe a pesca amadora e profissional nos rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

 

O defeso teve início no dia 1º de outubro e vai até 31 de janeiro de 2020. Até lá, é permitida apenas a pesca de subsistência, praticada artesanalmente por populações ribeirinhas para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

 

A operação de fiscalização apreendeu peixes das espécies pirarucu, tucunaré, matrinxã, piranha, corvina, piau e tabatinga.

 

Também foram retidas três redes usadas para captura de pirarucu, oito para pesca de peixes de vários tamanhos, uma tarrafa, diversas malhas, cinco espinheis, 60 boias e dois freezers.

 

A fiscalização aplicou multas no valor total de R$ 6,1 mil e os peixes foram doados para instituições de caridade dos dois municípios.

 

A população mato-grossense pode denunciar pescas irregulares ou outros crimes ambientais na Ouvidoria da Sema, pelo telefone: 9 9281-4144.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo