Fundo estadual da Amazônia é criado no Pará; governador apresenta o projeto nos EUA

Pará

Publicado em 17/10/2019 - 15:43 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O governo do Pará criou esta semana o Fundo da Amazônia Oriental. O objetivo é captar financiamento privado para o alcance das metas estaduais de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento. Os recursos serão usados em ações de redução do desmatamento ilegal e para induzir a uma economia de baixo carbono.

 

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresenta o Fundo nos Estados Unidos, nesta quinta e sexta-feira, durante a Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, realizada em Nova Jersey.

 

Os eixos de investimento devem seguir os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Entre eles, ordenamento ambiental e fundiário, consolidação de Áreas Protegidas e manejo florestal sustentável. O saneamento ambiental e a gestão de resíduos sólidos também poderão receber recursos do Fundo da Amazônia Oriental.


O financiamento ainda deve servir para a capacitação de agentes públicos e modernização dos órgãos ligados ao Sistema Estadual de Meio Ambiente. O fundo também poderá ser direcionado para ações de governança que reforcem o controle social de políticas públicas e sua transparência.


Podem doar para o Fundo da Amazônia Oriental pessoas físicas, entidades privadas nacionais ou internacionais e estados estrangeiros. Os recursos serão recebidos, geridos e executados por uma organização da sociedade civil, escolhida mediante edital público, e um comitê gestor com representantes do governo e da sociedade civil.


A ideia de criar o fundo surgiu depois que os repasses internacionais para o Fundo Amazônia, de caráter nacional, foram suspensos em razão de discordância dos países estrangeiros com o governo brasileiro.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo