Resgate de animais silvestres em área urbana aumentou 92% em Manaus

Manaus

Publicado em 28/10/2019 - 20:32 Por Bianca Paiva - Brasília

Jacarés, tracajás, curiós, jiboias e preguiças foram os bichos mais resgatados pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, na área urbana de Manaus, entre janeiro e setembro de 2019. Ao todo, foram 340 animais silvestres apreendidos, um crescimento de 92% em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria foi encontrada em vias públicas ou residências.

 

O balanço mostra que as espécies mais resgatadas foram as aves, 144, seguidas dos répteis, 123, e dos mamíferos, 73.

 

Segundo o Batalhão Ambiental, o aumento dos resgates está associado à redução do habitat dos animais, que migram para as áreas urbanas em busca de alimentos. A Polícia Militar esclarece que caçar ou apanhar qualquer animal silvestre é crime ambiental. Não há penalidades para quem entrega os bichos de forma voluntária aos órgãos de proteção ambiental.

 

O Batalhão ambiental disponibiliza um telefone para denúncias de crimes relacionados à fauna. O número é o (92) 98842-1553.

Últimas notícias
Geral

Ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado na capital paulista

Bolsonaro está internado para tratamento de obstrução intestinal e erisipela no Hospital Vila Nova Star.

Baixar arquivo
Educação

"Não me encanta ver parte da Educação em greve", diz presidente Lula

Presidente Lula disse também que a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, está empenhada em elaborar uma nova proposta para fechar acordo com o sindicato dos professores o mais rápido possível. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta vermelho para tempestade no Rio Grande do Sul

Após dias de sol, a região metropolitana de Porto Alegre pode ter chuvas fortes novamente no fim de semana. Também há previsão de tempestade em Pelotas e Rio Grande. 

Baixar arquivo
Geral

Prefeitos do RS já podem pedir recursos de recuperação para União

A informação foi dada pelo presidente Lula, em entrevista a rádios de todo o país, durante o programa ‘Bom dia, Presidente’, da EBC, Empresa Brasil de Comunicação. Lula voltou a dizer que não faltará recurso para a recuperação do estado. 

Baixar arquivo
Geral

Colecionador alemão doa mais de mil fósseis para Museu Nacional no Rio

Todos os fósseis foram coletados na Chapada do Araripe, nos estados de Pernambuco, Piauí e Ceará. São rochas do período cretáceo, com cerca de 100 milhões de anos.

Baixar arquivo
Geral

Tragédias climáticas agravam desigualdades raciais e sociais

“Pessoas que moram em periferia, nas áreas urbanas ou nas áreas rurais, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, pessoas negras de maneira geral, são afetadas de forma desproporcional dos efeitos das mudanças climáticas, dos efeitos das políticas de saneamento, de aterramento sanitário e de doenças de veiculação hídrica', afirma Thales Vieira, do Observatório da Branquitude. 

Baixar arquivo