MPF pede que prefeituras informem medidas contra chegada de óleo em praias do RJ

Rio de Janeiro

Publicado em 19/11/2019 - 21:21 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As prefeituras de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e Saquarema vão ter que prestar contas sobre as medidas que estão adotando para uma eventual chegada de óleo nas praias dessas cidades. O pedido foi feito pelo procurador da República Leandro Mitidieri, da Procuradoria de São Pedro da Aldeia.


Ele também solicitou ao Grupo de Acompanhamento e Avaliação do governo do estado, à Marinha e ao Ibama previsões em relação à possível chegada à Região dos Lagos da mancha que causou no Nordeste o maior desastre ambiental do país.


Além do litoral nordestino, o óleo chegou ao Espírito Santo. a preocupação do procurador é que o poder público defina medidas preventivas para contenção dos danos. Na avaliação do gestor ambiental Sérgio Ricardo Verde, além do dano à fauna, o óleo afeta diretamente a economia desses locais, que têm no turismo a sua principal fonte de arrecadação.


Em nota, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade informa que os órgãos ambientais estão trabalhando em medidas preventivas. Uma dessas ações foi a capacitação de 80 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil e do Inea, Instituto Estadual do Meio Ambiente, além de homens do Corpo de Bombeiros e do Exército, para lidar com um possível surgimento de óleo na costa fluminense.


O documento informa também que o Inea possui plano de contingência relacionado à presença de óleo nas praias para uma resposta em caso de necessidade. O plano encontra-se em fase de monitoramento desde o surgimento de manchas no Espírito Santo. 25 municípios costeiros do Rio de Janeiro foram capacitados, entre eles a capital.

 

Ainda segundo a nota, o Governo do Estado criou um grupo de trabalho especial para acompanhamento e vigilância na costa fluminense.

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo