Conheça o pirá-brasília, espécie de peixe que só existe nos brejos do Distrito Federal

Peixe raro e ameaçado

Publicado em 04/01/2020 - 12:15 Por Sayonara Moreno - Brasília

Você já ouviu falar no pirá-brasília? Trata-se de uma espécie de peixe só existe nos brejos e áreas pantanosas do Distrito Federal. Não existe em nenhum outro lugar do mundo.

 

Ele foi descoberto durante a construção da capital e, por causa da expansão imobiliária, corre risco de desaparecer. Hoje, essa espécie rara sobrevive graças às reservas ambientais, como explica o mestre em ecologia e funcionário do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) Marcos Paredes.

 

Ele explica que o pirá-brasília, que é um peixinho pequeno, de 5 centímetros, tem um ciclo de vida curioso que segue o ritmo de chuvas do Cerrado.

 

O pirá-brasília já teve seu momento de celebridade. Em 1995, quase foi escolhido como símbolo da capital, mas acabou perdendo numa disputa apertada para o lobo-guará. Ele ficou em segundo lugar.

 

Hoje, sua sobrevivência é amparada por estudiosos e ambientalistas.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo