Após enchentes, águas começam a baixar na bacia do Rio Acre

Após ultrapassarem o nível da cota de transbordamento no início do mês, as águas da bacia do Rio Acre estão apresentando vazante constante. Em Rio Branco, o rio marcou 13,30m, saindo da cota de alerta. Os dados são do último boletim hidrológico, do Serviço Geológico, na noite dessa segunda (24).
Entretanto, de acordo com a Defesa Civil estadual, no acumulado do mês, 43 bairros e mais de 31 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes.
Na bacia do Juruá, na cidade de Cruzeiro do Sul, o nível do rio continua acima da cota de transbordamento. Quase 200 famílias estão sem energia elétrica. Trinta e quatro, tiveram que ser retiradas. Na zona rural, na bacia do Rio Abunã, 150 pessoas ficaram isoladas e sem energia. Em outras cidades, o rio permanece acima da cota de transbordamento, mas não há registros de desabrigados.
O governo do Acre decretou situação de Emergência em 11 municípios. A administração estadual está usando o Programa de Aquisição de Alimentos para ajudar as famílias. Entre os beneficiados estão 65 indígenas do Povo Huni Kuin, alojados no Parque de Exposições, em Rio Branco.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou, nessa segunda-feira (24), o repasse de R$ 9,5 milhões para a capital Rio Branco, para a compra de bombas para infraestrutura de saneamento básico. O Ministério também reconheceu a situação de Emergência em oito cidades. Agora, essas prefeituras podem solicitar recursos federais para compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza e higiene pessoal.





