logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Tocantins adere a programa da ONU para reflorestamento

Programa
Baixar
Gésio Passos
28/01/2020 - 12:42
Brasília

Fundação planta árvores no entorno do córrego Sussuapara. Novas mudas de angico, fava de bolota, gonçalo-alves foram plantadas nessa segunda-feira (27), no entorno do córrego Sussuapara, em Palmas, no Tocantins.

 

Além das mudas, a Fundação de Meio Ambiente de Palmas e o Instituto Rural do Tocantins, o Ruraltins, plantaram sementes de baru, angico, aroeira, angelim amargoso e de ipês, na área de 40 mil metros quadrados, ou 4 hectares.

 

O plantio é para recuperar a área degradada no entorno do córrego Sussuapara. Serão plantadas cerca de 2,5 mil mudas de diferentes espécies e mais de 10 mil sementes do cerrado tocantinense.

 

Após o plantio será feita a manutenção da área, a cada quatro meses, para coroar as mudas e fazer roçagem para tirar o capim.

 

Também foi feito o plantio do feijão guandu para fornecer nutrientes e sombreamento para as mudas, impedindo que o capim cresça ao redor.

 

A iniciativa faz parte do programa Muda Clima que busca reforçar a adesão de Palmas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposta pela ONU para combater as mudanças climáticas.

 

A meta do programa é plantar 30 mil mudas, para ampliar as áreas arborizadas de Palmas e recuperar os espaços degradados.

x