Bolsonaro estuda transformar Conselho da Amazônia em ministério

Ministério Extraordinário

Publicado em 13/02/2020 - 16:23 Por Sayonara Moreno - Brasília

O presidente, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (13) que estuda a proposta de transformar o Conselho Nacional da Amazônia em um Ministério Extraordinário.

 

A declaração foi feita assim que o presidente deixou o Palácio da Alvorada, ao lado do deputado federal Átila Lins, do PP do Amazonas. O parlamentar pediu ao presidente a mudança de status do conselho para ministério.

 

Atualmente, o Conselho da Amazônia é composto por 14 ministros e o vice-presidente, Hamilton Mourão, como presidente da entidade.

 

Perguntado sobre a ausência de governadores e secretários de Meio Ambiente, Bolsonaro argumentou que o excesso de pessoas pode não trazer resultados efetivos aos desafios ligados ao assunto.

 

O presidente ainda comentou as especulações de troca no comando da Casa Civil da Presidência da República. Questionado sobre a possibilidade de substituir o atual ministro, Onyx Lorenzoni, pelo general Braga Neto - que liderou a intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018 –, Bolsonaro disse que o general tem capacidade para ser cotado “para qualquer coisa”.

 

Ainda no Alvorada, o presidente Bolsonaro confirmou a informação de que vai se reunir com o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, no dia 1º de março, data da posse do presidente eleito no Uruguai, Luis Lacalle Pou.

 

Sobre viagens internacionais, Bolsonaro anunciou que está fechando a agenda para visita a três países, ainda no primeiro semestre deste ano: Polônia, Hungria e Itália.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo