Ministério da Agricultura mantém calendário de vacinação contra aftosa e orienta sobre pandemia

Imunização

Publicado em 08/04/2020 - 10:21 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -  manteve o Calendário Nacional de 2020 para vacinação da febre aftosa.

 

A primeira etapa da campanha vai acontecer de 1ºa 31 de maio para imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades, na maioria dos estados brasileiros.

 

De acordo com o Ministério, as vacinações serão mantidas porque se trata de atividade essencial e há a necessidade de manter os compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa com vacinação perante à Organização Internacional de Saúde Animal.

 

Para garantir a segurança de produtores rurais e veterinários, em meio à pandemia de coronavírus, o MAPA emitiu algumas orientações e cuidados.

 

Não serão exigidas declarações de comprovação da vacinação que impliquem em comparecimento aos escritórios.

 

O Ministério orienta que essa comprovação seja realizada, preferencialmente,  pela Internet.

 

Quando não for possível, a comunicação presencial pode ser adiada para um prazo a ser combinado com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no estado ou no Distrito Federal.

 

Segundo o calendário deste ano, a imunização está ocorrendo desde o mês de março em algumas regiões do país, como é o caso do Rio Grande do Sul e de algumas áreas dos estados do Amazonas e do Pará.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

Baixar arquivo
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio começa a distribuição 495 mil doses de vacina contra covid-19

 São 325.260 doses da Pfizer para primeira e segunda aplicação e 170 mil da Oxford/AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo